domingo, 1 de junho de 2008

Micarla na frente após "acordão"


Candidata de Rosalba e Agripino lidera em Natal

A pré-candidata do PV, deputada Micarla de Sousa, continua a liderar nas intenções de voto na disputa pela prefeitura de Natal, de acordo com o levantamento realizado nas últimas quarta e quinta-feira pela Consult.

De acordo com a pesquisa estimulada, Micarla, que conta com o apoio dos senadores democratas José Agripino e Rosalba Ciarline, tem a preferência de 46,83% do eleitorado natalense para as próximas eleições. A deputada Fátima Bezerra (PT), candidata da aliança da base de Lula em Natal, tem 14,92% das intenções de voto. O deputado Rogério Marinho (PSB), que briga para vencer a disputa partidária e garantir sua candidatura, aparece em terceiro lugar, com 9,33%.

A pesquisa da Consult foi encomendada pelo PSB e registrada na 1ªZona Eleitoral, no dia 27 de maio de 2008, sob o número 200/2008. Foram ouvidas 1.200 pessoas.

Em quarto lugar na pesquisa estimulada para prefeito de Natal, aparece o ex-senador Geraldo Melo (PSDB), que ainda não confirmou se entrará na disputa, com 4,92%. O advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC) e o sindicalista Sandro Pimentel (PSOL) aparecem com 0,75% e 0,58%, respectivamente. Os indecisos chegam a 12,5%, e os que afirmam que vão votar em nulo ou em branco, 10,17%.

Na pergunta espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, o percentual de indecisos sobe para 69,2%. A deputada Micarla de Sousa continua a ser a mais citada, com 12,3% das intenções de voto. Fátima Bezerra aparece em segundo, com 6,3%. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), que não é candidato, é o terceiro mais citado, com 2,8%. Em seguida, o deputado Rogério Marinho, com 1,8%. Os entrevistados citaram ainda o deputado Luiz Almir (PSDB) e a governadora Wilma de Faria (PSB), com 0,7% cada um. Os candidatos Sandro Pimentel e Joanilson de Paula Rego tiveram 0,1%.

A Consult fez duas simulações da preferência do eleitorado no caso de prevalecerem apenas duas candidaturas a prefeito de Natal após as convenções partidárias.

Micarla X Fátima

No primeiro caso, o instituto verificou as intenções de voto em uma disputa em que estivessem somente Micarla de Sousa e Fátima Bezerra. Neste caso, Micarla teria 59,50% das intenções de voto contra 20,33% da candidata petista. Os indecisos somariam 7,83% e os que não votariam em nenhuma das duas, 12,33%.

Micarla X Rogério

Se a disputa fosse entre Micarla e Rogério Marinho, a vantagem da candidata do PV se acentuaria ainda mais. Nessa hipótese, Micarla teria 60,58% das intenções de voto, contra 16,4% do pré-candidato do PSB. Os que não votariam em nenhum somariam 14,1% e os indecisos, 8,9%. A margem de erro da pesquisa da Consult é de 2,6%, e a confiabilidade é de 95%.

Nenhum comentário: