quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

UM CARNAVAL DE VICES

“Procura-se um vice-governador pra Iberê”

Candidato a governador pelo seu partido, PSB, desde que foi escolhido vice-governador em 2006 na chapa da então candidata à reeleição, Wilma de Faria, e declarado sua intenção em dezembro de 2008, logo após a eleição de prefeitos, Iberê Ferreira tem sofrido bastante diante da indefinição e recusa de nomes que poderiam coadjuvar sua postulação. Este problema tem se refletido na dificuldade de alavancar o seu projeto de eleger-se governador do Estado em outubro de 2010.
A oposição tem uma chapa pronta e fechada, contrariando os estrategistas políticos que apostavam que o senador José Agripino (DEM) não iria fechar a chapa antes da formação de chapa que irá a disputa defendo o governismo. A idéia seria costurar uma chapa com as sobras da montagem da chapa oficial. Assim como em 2008, na eleição de Micarla de Souza (PV) para prefeita da capital, o senador democrata entendeu que a oposição, com a chegada do grupo de Robinson Faria (PMN), deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, reunia condições de apresentar, neste momento, uma chapa forte e competitiva.
O pré-candidato do PSB, Iberê Ferreira, está passando pela mesma angústia que passou a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Naquele ano, quando de sua postulação à prefeita de Natal em 2008, na undécima hora apareceu o prof. Luiz Eduardo Carneiro Costa (PMDB), cidadão de bons procedimentos e currículo invejável, que não possui capital eleitoral, como seu coadjuvante na corrida eleitoral em que foi derrotada.
Iberê Ferreira tem sofrido muito mais. Desde que se firmou como candidato da base governista do RN, nomes e mais nomes tem sido ventilados como companheiro de chapa do socialista e, ouvidos pela imprensa, declinado do convite que, dizem, embora honroso, não é aceito.
Lembro-me de vários nomes: Robinson Faria (PMN), Fábio Faria (PMN), Carlos Eduardo Alves (PDT), Agnelo Alves (PDT), João Maia (PR), Marcelo Rosado (PR), Ronaldo Soares (PR), Marcelo Alecrim (PR), Vivaldo Costa (PR), José Lins (PR), Fátima Bezerra (PT), Larissa Rosado (PSB), Miguel Weber (PV), Rose de Souza (PV), Gustavo Rosado (PV) e até mesmo a rainha do twitter, Thalita Moema.
Destes nomes, excetuando o advogado Carlos Eduardo Alves – que afirma sua condição de candidato a governador – a maioria decidiu pelo apoio a sua contendedora, senadora Rosalba Ciarline (DEM).
O carnaval chegou e o bloco dos vices tende a aumentar, ao sabor de muitas rodadas de whisky escocês, nos alpendres litorâneos potiguar.
A angústia só aumenta na medida em que o tempo passa e a relação de nomes que poderiam compor a chapa socialista diminui. Agora o deputado João Maia (PR), um dos que abriram mão da candidatura a vice com Iberê, coordenador da campanha do governismo, diz que o vice terá que ser mulher e ligada a área da segurança pública e/ou saúde.
O círculo se fecha ainda mais. Com condições de disputa só restaria a ex-secretária de Saúde do município de Natal, Aparecida França (PC do B) e a vereadora de Natal, Sargento Regina (PDT). Aparecida França é ligada politicamente ao ex-prefeito Carlos Eduardo e Sargento Regina é filiado ao seu partido, embora afirme que apoiará a senadora Rosalba Ciarline.
E agora?
A governadora Wilma de Faria, guerreira de muitas lutas, não pode ficar de braços cruzados, e nem está. Wilma articula a candidatura do médico e reitor da UERN (Universidade Estadual do RN), Dr. Milton Marques a senador pelo seu PSB, podendo esta postulação e costura ser finalizada com seu nome atrelado ao nome de Iberê Ferreira, numa composição puro-sangue, já que ambos, Iberê e Milton, são filiados ao Partido Socialista.
Há os que defendem o nome do pastor Francisco Miranda da Assembléia de Deus no Assu, repetindo uma fórmula usada pela própria Wilma de Faria, atraindo o apoio do segmento evangélico ao nome de Iberê Ferreira. Nem Deus duvida das artimanhas de Wilma de Faria.
Vamos aguardar!

Jailson Gomes é Sociólogo e Cientista Político. (Publicado originalmente em www.erivansilva.com em 13 de fevereiro de 2010).

Nenhum comentário: