sexta-feira, 4 de junho de 2010

O RN GANHA FRENTE DE COMBATE AO CRACK

FRENTE PARLAMENTAR FOI INSTALADA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A Assembléia Legislativa realizou na última segunda-feira, dia 31 de maio, uma audiência pública para debater propostas de combate ao avanço do crack no Rio Grande do Norte. A audiência foi uma iniciativa do deputado-pastor Antonio Jácome (PMN), que tem intensificado sua luta no combate ao tráfico, ao consumo e a violência gerada pelo entorpecente. Na ocasião foi instalada a Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Crack. O evento reuniu o presidente da Frente Mista de Combate ao Crack do Congresso Nacional, deputado Fábio Faria (PMN) e a senadora democrata Rosalba Ciarlini (DEM). O deputado Antonio Jácome fez o pronunciamento de abertura da audiência onde colocou para os presentes sua preocupação com o que ele chama de "epidemia nacional" e se faz presente em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Já o deputado Fábio Faria elogiou a iniciativa de Jácome e reafirmou a sua preocupação com o fato de o consumo da droga estar em franco crescimento no estado. “A dimensão do crescimento dos viciados é impressionante. Existem um milhão e 300 mil pessoas viciadas em crack no Brasil" afirmou Fábio Faria, corroborando com o discurso de Antonio Jácome que vê no preço e na facilidade de aquisição dois fatores que dificultam um trabalho mais efetivo. "A maior dificuldade no combate ao uso é que o crack é uma droga de fácil acesso que cria dependência rapidamente. Cada pedra custa cerca de R$ 5 reais”, disse Jácome.A cada quatro viciados um morre no período de cinco anos. “O assunto é complexo e exige políticas públicas eficientes”, completou o parlamentar.
A questão é muito maior do que se imagina”, disse o deputado Antonio Jácome. “As ações do Governo Federal ainda são tímidas. Existem bons programas que precisam ser estimulados a sair do papel, que realmente aconteçam. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), por exemplo, fica na dependência do orçamento da Polícia Militar”, reclamou.
A criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack no RN é um dos desdobramentos da Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão no inicio deste mês, ocasião em que Antônio Jácome esteve presente como representante da Frente Parlamentar Antidrogas, da Assembléia Legislativa do RN.

Nenhum comentário: