sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ROSSI, FEDERAL EVANGÉLICO DE SP É BARRADO

CANDIDATO MAIS RICO DO BRASIL TEM CANDIDATURA IMPUGNADA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) indeferiu por unanimidade a candidatura do deputado federal Francisco Rossi (PMDB), que tenta a reeleição. A decisão teve como base a Lei da Ficha Limpa, que impede políticos condenados em órgãos colegiados da Justiça de concorrer nas eleições. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, enquanto o caso não for julgado na última instância da Justiça, o candidato pode continuar em campanha.
Rossi foi condenado em 2002 pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) por improbidade administrativa. A ação civil pública é de 1996 e diz respeito ao período em que ele foi prefeito de Osasco (1989-1993). De acordo com a sentença do TJ, Rossi contratou sem licitação serviços de advocacia à prefeitura. O contrato foi considerado ilegal. O político foi condenado a ressarcir os recursos e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos.
Rossi recorreu da condenação por improbidade ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e perdeu. Um novo recurso, ainda não julgado, foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Foi com base nesse histórico que os magistrados do TRE-SP decidiram indeferir a candidatura de Rossi a deputado federal na eleição deste ano, a primeira com a Lei da Ficha Lima em vigor. "O valor de um ordenamento jurídico revela-se no momento em que é posto à prova, ou seja, no momento em que deveres são descumpridos e direitos não vêm sendo respeitados", afirmou na sentença o relator do caso, juiz Paulo Henrique dos Santos Lucon.

Nenhum comentário: