terça-feira, 19 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 06

CONHEÇA ESTEVAM ÂNGELO DE SOUZA

Pastor Estevam Ângelo de Souza nasceu na cidade de Araioses, Estado do Maranhão, no dia 2 de agosto deem 1922. Filho de José Romão de Souza e de Maria Alves de Souza, teve uma infância e adolescência simples, vivendo essas quadras da existência sob os cuidados paternos.
Aos vinte e um anos de idade teve seu encontro com Cristo, aceitando-o como Senhor e Salvador pessoal. Era o dia 09 de abril de 1944 e o primeiro culto evangélico que assistiu foi na cidade de Magalhães de Almeida. Recebeu o batismo com o Espírito Santo no dia 06 de julho do mesmo ano e em outubro, no dia primeiro,  foi batizado em águas.
Daí  por diante abraçou a causa do Evangelho. Durante dois anos trabalhou como evangelista, saindo a pregar a palavra de Deus pelos sertões do Piauí, ainda jovem e solteiro, mesmo sem vínculo ministerial, uma vez que, naquela época, a obra estava se iniciando. Costumava dizer que nesse tempo morava debaixo de um chapéu, pois não possuía moradia, tendo que repousar diversas vezes no meio da mata e sob o orvalho.
Sua vocação pastoral confirmou-se no dia 11 de novembro de 1946, quando foi autorizado a evangelista, e consagrado ao Santo Ministério em 27 de julho de 1947, e por fim, ordenado a pastor em 07 de setembro de 1952. Trabalhou inicialmente em Esperantina por sete anos e alguns meses e Luzilândia, ambas no Estado do Piauí, época em que contraiu seu primeiro matrimônio com a jovem Joaquina Maria Batista de Souza, com quem teve os três primeiros filhos, ficando depois viúvo.
Em 21 de novembro de 1953 contraiu novas núpcias com a jovem Gizeuda Lima de Souza, que lhe deu outros seis filhos. Nesse mesmo ano, mudou-se para São Luís a convite do saudoso Pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos, tendo sido empossado a 04 de janeiro de 1954. Serviu como co-pastor da Assembléia de Deus na capital maranhense (A Igreja na Ilha contava com apenas três congregações) até 16 de dezembro de 1957, quando então assumiu, em definitivo, o pastorado da Igreja, à qual serviu durante 42 anos, um mês e doze dias. Participou da Conferência Mundial Pentecostal em Londres, Inglaterra, em 1976, e em Jerusalém, em 1995, tendo ainda visitado vários países da Europa e Ásia, além dos Estados Unidos da América. Em todo esse período, dedicou-se inteiramente à Causa com muito amor, trabalho e abnegação, o que somente a eternidade poderá revelar todos os frutos do seu profícuo ministério.
O Pr. Estevam exerceu durante 38 anos a presidência da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Maranhão. Fundou e presidiu por 33 anos a Sociedade Filantrópica Evangélica do Maranhão, tendo se empenhado com muito afinco em prol da educação e da assistência social. Durante vários anos fez parte do Diretório Regional da Sociedade Bíblica do Brasil, exercendo o cargo de presidente.
Em março de 1991, deu início aos trabalhos de instalação de uma escola de ensino teológico para a igreja Assembléia de Deus do Maranhão, fundando em São Luís o IBPM – Instituto Bíblico Pentecostal do Maranhão, o qual tornou-se um dos seus grandes sonhos concretizados em vida, juntamente com a emissora de rádio.
Exerceu ainda importantes funções junto à CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, além de ter trabalhado, durante vários anos, como Conselheiro da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus, tendo contribuído como articulista de seus períodos e comentador das Lições Bíblicas da Escola Dominical.
Como professor, conferencista e, sobretudo, pregador do Evangelho, percorreu todo o Brasil, ministrando a Palavra de Deus em escolas bíblicas, congressos e outros eventos de diferentes denominações evangélicas.
Sendo homem estudioso e autodidata que era, falava fluentemente o inglês e o traduzia, tendo deixado uma farta produção literária: centenas de artigos, mensagens e também 12 livros, entre os quais: O Pai Nosso, Títulos e Dons do Ministério Cristão, Relações entre Jovens e Velhos, Nos Domínios do Espírito, e, por último, O Padrão Divino para uma Família Feliz, o qual não teve a oportunidade de ver o lançamento.
Ultimamente, encontrava-se empenhado, junto com a Igreja, na construção do Centro Social e do Centro de Convenções da Assembléia de Deus em São Luís, este com capacidade para abrigar 10 mil pessoas sentadas. Ele e cerca de 10 mil crentes arregaçaram as mangas e trabalhando como verdadeiros operários, realizaram quatro mutirões, o que causou admiração e contentamento não somente entre a comunidade evangélica, como a população local.
Sendo um dos pioneiros da obra social no meio evangélico no Maranhão, fundou e presidiu por 33 anos a Sociedade Filantrópica Evangélica do Maranhão com o intuito de promover a assistência social e a educação aos carentes. Desse passo inicial nasceu o colégio “Bueno Aza”, que fornece educação de boa qualidade a dezenas de crianças pobres. Toneladas de roupas e alimentos foram distribuídos para várias centenas de famílias.
Em março de 1988, com o apoio da Assembléia de Deus em São Luís e sob a sua liderança, foi criada a Fundação Cultural Pastor José Romão de Souza, entidade que, em 1990, seria a controladora da Rádio FM Esperança. Desde o início dessa emissora, pregava todas as noites, pelo tempo de aproximadamente 08 minutos, no programa “Palavra da Vida”, tendo deixado mais de mil mensagens gravadas.
Depois de enfrentar vinte mutirões, conseguiu levar a cabo a construção da sede própria da rádio. No dia 11 de abril de 1990, foi inaugurada a Rádio FM Esperança, a primeira emissora de rádio genuinamente evangélica do Maranhão. Aproveitando bem as oportunidades, como era seu feitio, iniciou uma maratona de mensagens. Todas as noites pregava uma mensagem do Evangelho com duração de oito minutos, no programa “Palavra de Vida”. Nesse ritmo, deixou mais de mil mensagens gravadas.
No começo de 1991, inaugurou a escola de ensino teológico, o Instituto Bíblico Pentecostal, cujo objetivo é preparar ainda mais os membros, os pastores e auxiliares da Igreja.
O pastor Estevam escreveu doze livros, dois opúsculos e vasta literatura evangélica em forma de artigo. Seu último livro – O Padrão Divino para uma Família Feliz – estava no prelo quando se deu o passamento do nosso querido pastor. Não viu sua obra publicada, mas deve ter levado a certeza de que deixava um bom legado a se somar aos outros já concluídos. Suas obras vão de livros para consulta teológica, como Os Dons do Espírito Santo, Títulos e Dons do Ministério Cristão e aplicações espirituais e práticas para a vida cotidiana interpessoal, comunitária e na igreja.
Registra o livro de Eclesiastes que “há tempo de nascer e tempo de morrer”. O nascimento traz alegria e paz; a morte, tristeza e desgosto, mas ambas caminham juntas e devem ser encaradas não como início e fim, mas como início e passaporte para uma nova dimensão de vida. Para o pastor Estevam, o tempo de morrer chegou aos 14 dias de fevereiro de 1996, após 73 anos natalícios e 52 de serviço ao Senhor. Aprouve a Deus recolhê-lo para si, através de um acidente automobilístico, quando viajava de São Luís para a cidade de Bacabal, onde celebraria o casamento de seu irmão consangüíneo, o pastor Boaventura Pereira de Souza. Na altura do povoado Rancho do Papouco, a dez quilômetros de seu destino, a caminhonete F-100 que o levava colidiu violentamente com um ônibus da empresa Timbira, tragédia que ceifou sua vida, a da jovem Semida Souza Belfort (filha do pastor Boaventura) e a do pastor Francisco Raimundo Lima, seu auxiliar na AD em São Luís.   O Pastor Estevam Ângelo de Souza partiu para estar com o Senhor no dia 14 de fevereiro de 1996, aos 73 anos de idade, e deixou sua esposa, Gizeuda Lima de Souza, e seus filhos: Samuel, Loide, Eunice, José, Lenir, Ester, Benjamin, Ezequias e Alvanira, além de vinte netos e dois bisnetos.
O Pastor Estevam Ângelo de Souza viveu uma grande vida e tinha uma tripla definição de si mesmo: “Sei que nada sou – Sou o que sou pela graça de Deus – Tudo o que sou devo a Deus”. Como o apóstolo Paulo, poderia ter dito: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. Agora ele está onde sempre quis estar: ao lado de Jesus, a paixão maior de sua vida.

Nenhum comentário: