segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 04

CONHEÇA ALCEBÍADES PEREIRA DE VASCONCELOS

Nascido em 13 de dezembro de 1914, o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos converteu-se a Cristo em 26 de julho de 1933, faltando apenas cinco meses para completar 19 anos. A partir daí sua vida transformou-se em verdadeira odisséia, pois em 25 de dezembro foi autorizado evangelista e, posteriormente, em 3 de março de 1938, foi ordenado ministro do Evangelho, tendo servido em diversas igrejas do interior, como Colinas, Coroatá, Don Pedro, no Maranhão; Marabá, no Pará; e Paranaíba, no Piauí. Exerceu, também, o pastorado em quanto capitais: Belém-PA, São Luís-MA, Rio de Janeiro-RJ e Manaus-AM, onde esteve por duas vezes, no primeiro período, de 29 de julho de 1949 a 31 de dezembro de 1952 e, no segundo período, desde 11 de agosto de 1972, durante 15 anos, 8 meses e 29 dias até a sua morte em 12 de maio de 1988.
O pastor Alcebíades galgou diversos cargos na esfera das Assembléias de Deus e no meio evangélico em geral, passando a ser conhecido internacionalmente. Foi membro do Conselho Administrativo da CPAD, exerceu a função de Diretor de Publicações da mesma editora, integrou a diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, fez parte do Comitê Pró-Evangelização Mundial e representou o Brasil no Conselho Consultivo que organiza as Conferências Mundiais Pentecostais. Eleito presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, em Assembléia realizada na cidade de Salvador-BA, em janeiro de 1987, o pastor Alcebíades exerceu apenas pouco menos da metade do mandato, que terminaria em janeiro de 1990.
Na área literária, produziu nove livros: De Coração Para Coração, Atualidades da Promessa, Jubileu de Ouro da Assembléia de Deus em Belém, Miscelânea Doutrinária, Israel, Milagre do Século XX, Carta às Sete Igrejas da Ásia, Sinopse Histórica da Assembléia de Deus no Brasil, O Dízimo na História e Bíblia e Introdução à Teologia. Fundou o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Amazonas (IBADAM) e integrou o Conselho Diretor do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba-SP (IBAD) e o Conselho Consultivo da Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus (EETAD).

Nenhum comentário: