segunda-feira, 28 de maio de 2012

DEPUTADO DA ORAÇÃO DA PROPINA SE ENTREGA A POLÍCIA

DEPUTADO EVANGÉLICO PELO DISTRITO FEDERAL ESTÁ PRESO

O ex-deputado distrital evangélico Júnior Brunelli (sem partido), que ficou conhecido nacionalmente ao ser flagrado em vídeo fazendo a "oração da propina", se entregou à polícia por volta de 12h deste domingo, 27 de maio. Brunelli é suspeito de chefiar um esquema de desvios de recursos que somam quase R$ 2 milhões.
Brunelli se entregou na 5ª Delegacia de Polícia da região central de Brasília, para fugir da imprensa, que esperava que ele se entregasse na DECO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), que investiga o caso. Segundo a polícia, essa foi uma das exigências do ex-deputado.
Ele foi interrogado durante toda a tarde e depois ficará em uma sala especial, no primeiro andar da 5ª DP. Brunelli é advogado e, segundo a defesa, essas são condições que a OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil do DF) defende que sejam respeitadas entre os inscritos.
Brunelli estava sendo procurado desde as 6h da manhã da última sexta-feira, 25 de maio, pela Operação Hofini, da DECO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado).
De acordo com as investigações da DECO, Brunelli seria o chefe de uma quadrilha que teria desviado R$ 1,7 milhão em 2009. O ex-deputado teria pedido esse valor à SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda) para realização de quatro projetos que nunca saíram do papel.
A defesa de Brunelli afirmou que a operação policial foi um equívoco. O advogado, Eduardo Toledo, afirmou na sexta-feira que o pedido de prisão temporária era desnecessário já que o seu cliente tem endereço fixo.
Depois disso, a defesa entrou com pedido de habeas corpus e no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) pedindo que, ao se entregar à polícia, ele ficasse em uma sala de Estado-Maior, sem grades e com banheiro, que a polícia evite as algemas e que não haja exposição desnecessária dele.
Oração da propina
O ex-deputado ficou conhecido pela "oração da propina". Ele foi flagrado em vídeo orando após receber dinheiro do esquema de propina das mãos de Durval Barbosa, o delator do esquema do 'mensalão do DEM'. O esquema de propina foi descoberto pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que aconteceu durante o mandato do então governador José Roberto Arruda (sem partido), em 2009. Após a operação, Arruda foi preso e renunciou ao mandato. Aqui no blog noticiamos o fato.
Renúncia
Em março de 2010, o deputado Júnior Brunelli (na época filiado ao PSC) entregou à Mesa Diretora da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) sua carta renúncia ao cargo de deputado distrital e escapou da cassação. Brunelli era alvo de processo por quebra de decoro parlamentar por aparecer em um dos vídeos da operação Caixa de Pandora recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa.

Um comentário:

Pb Fernando disse...

E aí irmãos lembram-se do que falei em outro comentário, que a questão de ser corrupto não tem nada a ver em estar em evidência, mas é de falta de caráter mesmo.
Lembran-se que falei, que a Bíblia está cheia de histórias de homens e mulheres de Deus que sempre viveram em evidência sem nunca ser motivo de escândalo para Deus e seu povo.


Mas com certeza algum idiota, imbecil,alienado, covarde, frouxo, medroso, amante do dinheiro, um fantoche de carteirinha haverá de defender esse cidadão só porque tem o nome de "evangélico".

Como disse o saudoso, Rui Barbosa: De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver triunfar a desonra, de tanto ver se agigantar nas mãos dos maus o poder; o homen chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e, a ter vergonha de ser honesto.

Esse pensamento De Rui Barbosa se aplica muito bem a esses políticos corruptos bem como seus defensores.