sexta-feira, 20 de julho de 2012

PE LIDERA EM NÚMERO DE EVANGÉLICOS NO NORDESTE

EVANGÉLICOS PERNAMBUCANOS SUPERAM A POPULAÇÃO DO RECIFE

Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos do Nordeste, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Em 10 anos, percentual de evangélicos em Pernambuco passou de 13,5% para 20,3%. São 1.788.973 contra 5.834.601 católicos.
Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
Atualmente, são exatos 1.788.973 seguidores de uma igreja de denominação evangélica. O quantitativo supera em mais de 250 mil pessoas a população de todo o Recife. No Brasil, são 42,3 milhões de protestantes, o equivalente a 22% da população.
O censo revela ainda outro fenômeno em Pernambuco e no País. Enquanto os evangélicos formam uma curva crescente no gráfico, os católicos estão em queda, apesar de ainda formarem o maior rebanho. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. Ao levantamento do IBGE, 5.834.601 pernambucanos afirmaram seguir o catolicismo, o que representa 66% da população local.
Em terceiro lugar, os espíritas somam 123.798. Praticantes da umbanda e candomblé são menos numerosos. Apenas 10.830. Os que disseram ao IBGE que seguiam outra opção de religião chegam a 146.691.
Num comparativo com o censo de 2000, o crescimento do número de evangélicos e a redução do de católicos no Estado ficam mais evidentes. Há 12 anos, os 1.072.503 protestantes formavam 13,5% da população. Hoje, são 20,3%. Três décadas atrás, este contingente não chegava a 7% de Pernambuco. Já os católicos eram 74%, mas caíram oito pontos percentuais.
A força evangélica em Pernambuco ultrapassa a questão numérica e abarca também a política. Nas eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados), pastores ou candidatos apoiados abertamente por igrejas sempre figuram entre os mais votados. Não raro, no primeiro lugar.
No Nordeste, o Ceará é o segundo Estado com mais evangélicos. São 1.236.435 seguidores, o que representa 14,6% da população local. O Maranhão vem logo depois, com 1.130.399 protestantes. Mas, proporcionalmente, o quantitativo representa 17% dos maranhenses, mais do que no Ceará.

2 comentários:

Pb Fernando disse...

Maravilhosa notícia! Que Deus em nome de Jesus, continue abençoando seu povo no estado do pernambuco.

Bob Maia disse...

Esse é o mover do ESPÍRITO SANTO DE DEUS, no estado de PERNAMBUCO!Talvez lá existam mais pastores comprometidos com o REINO DE DEUS e com o rebanho de JESUS CRISTO e o número de mercenário lá seja ínfimo!Gostaria que a (IEADERN)seguisse esse exemplo e que deixassem os POLÍTICOS PARTIDÁRIO OU "POLITIQUEIROS MERCENÁRIOS DE FORA DO MINISTÉRIO DA NOSSA (IEADERN) Pois DEUS QUER OPERAR! Mas onde há PECADO, ali DEUS NÃO OPERA! E NÃO ADIANTA ESSA ESTORINHA DE UNIDADE QUANDO TODA MEMBRESIA SABE DO"RACHA" QUE EXISTE. OU ESTÃO PENSANDO QUE SER ASSEMBLEIANO É SINÔNIMO DE "A L I E N A D O S "?? AMÉM!!