sábado, 6 de fevereiro de 2010

Eleições 2010: A hora da consolidação (Parte III)


Como já havia escrito antes, esta eleição é mesmo muito diferente.
Analisamos em outros artigos a situação das candidaturas do senador Garibaldi Alves (filho) e da governadora Wilma de Faria ao Senado da República. Hoje vamos analisar a situação do senador José Agripino.
Com 30 anos de vida pública e uma grande legião de seguidores, José Agripino prenuncia 2010 como o ano da consolidação de sua liderança.
É o único dos líderes atuais que permitiu o surgimento de novas lideranças em seu entorno. Viu amigos e correligionários deixarem o seu aprisco e seguirem vôos solos sem, no entanto, perder o vínculo de amizade que lhe colocam, no cenário atual, como um dos principais atores políticos brasileiros e aqui no RN.
Pelo sistema que lidera passaram João Faustino (PSDB), Vilma de Faria (PSB), Iberê Ferreira (PSB), Robinson Faria (PMN), Vivaldo Costa (PR), Poti Júnior (PMDB) e tantos outros que buscam construir um ninho próprio sem, a despeito das idéias diferentes, cortarem totalmente o cordão umbilical com o senador democrata.
A exceção nesta relação é apenas a professora Wilma de Faria que tentou construir um sistema político minando o aprisco original e não conseguiu.
Em torno do senador ainda gravitam a senadora Rosalba Ciarline (DEM) e alguns filiados do PV, entre eles a prefeita de natal, Micarla de Souza, ambas construindo seus agrupamentos políticos sem abrirem mão da liderança e experiência do líder do Democratas no Senado da República.
Essa estratégia política do senador José Agripino o coloca em posição confortável nas eleições de 2010. Vejamos: João Faustino e Robinson Faria não escondem de ninguém que irão votar pela renovação do mandato do senador democrata; Vilma e Iberê não terão coragem de radicalizar contra a postulação do senador sob pena de perderem votos dos que o acompanham; Vivaldo Costa deverá votar na governadora Wilma e no senador Agripino e Poti Júnior deverá acompanhar a decisão do senador Garibaldi Alves (filho) votando no senador do Democratas.
Agripino detém a melhor condição para o pleito. Em Natal contará com o primeiro voto da prefeita verde Micarla de Souza e obterá o segundo voto casado tanto com Wilma de Faria quanto com Garibaldi Alves (filho). Em Mossoró contará com o apoio das duas maiores forças políticas do município: Rosalba Ciarline/Carlos Augusto e Sandra Rosado/Laíre Rosado. Em Pau dos Ferros e Macaíba o DEM e o PMDB repetirão uma aliança que tem dado certo. Em Caicó o esquema de Manoel Torres/Álvaro Dias (PMDB/PDT) e o esquema do prefeito Bibi Costa (PR) tendem a firmar a seguinte engenharia: Manoel Torres e aliados vão de Garibaldi Alves (filho) e JA, Bibi Costa e Vivaldo vão de Wilma de Faria e JA; Em Currais Novos o prefeito Geraldo Gomes apoiará JA e Garibaldi; a vice-prefeita Milena Galvão e o deputado Ezequiel Ferreira vão de Wilma de Faria e JA e o ex-prefeito José Lins (PR) votará em Wilma de Faria e JA. Em Assu o sistema de Ronaldo Soares (Prefeito Ivan Júnior/Ronaldo/George) votará em JA e Garibaldi Alves (filho), a oposição liderada por Fátima Moraes vai de Wilma de Faria e JA.
A situação do senador Agripino fica ainda melhor quando se prevê uma dobradinha inevitável dele com a senadora Rosalba Ciarline, líder inconteste em todas as pesquisas para o Governo do RN e uma outra dobradinha, não menos importante, com o seu colega de parlamento, Garibaldi Alves (filho) afirmada e reforçada por declarações de reciprocidade de ambos.
Na campanha de 2008, por erro de estratégia do PT/Governo Federal/Aliados do RN, viu seu capital eleitoral crescer ao ser levado ao rinque pelo presidente Lula que, não conhecendo a realidade local, apostou que a aliança governista derrotaria a candidata de José Agripino, a atual prefeita Micarla de Souza (PV).
No Senado Federal tem pautado sua conduta pela ética e pela moralidade, pontuando sua ação política no enfrentamento das questões nacionais com firmeza e coragem. Como ele próprio afirma, não é fácil fazer oposição a um governo cujo presidente detém índices de aprovação tão altos.
Por essas e outras inúmeras situações é que considero o senador democrata José Agripino o postulante ao senado com maior musculatura política para o embate eleitoral.
Aguardemos!
Jailson Gomes – Sociólogo e Cientista Político (publicado originalmente em www.erivansilva.com em 04 de fevereiro de 2010)

Nenhum comentário: