sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 16

CONHEÇA JOEL CARLSON

Joel Frans Adolf Carlson nasceu no dia 23 de Junho de 1889 em Estocolmo, na Suécia, filho de John Albert Carlson e Emma Lovisa Carlson Fez seus estudos bíblicos na Escola Bíblica de Estocolmo, dirigindo-se, em 1917, para Nova York, onde se iniciou na prática evangélica, exercendo também a sua atividade depois em Chicago. Era casado com Signe Charlotta Hedlund Carlson e teve 4 filhos: Börje, Ruth, Ragnar e Elsa Carlson.
No dia 12 de Janeiro de 1918 chegava Joel Carlson ao Brasil, instalando-se em Belém do Pará onde familiarizou-se com a Língua Portuguesa e fez os primeiros trabalhos evangelísticos. 
No dia 20 de Outubro de 1918 chegava ao Recife, realizando o primeiro culto no dia 24, no bairro de Coelhos, onde fez as primeiras pregações para cinco crentes, número que logo se desdobrou consideravelmente. Dali passou para o bairro de Afogados, onde fundou, na rua Imperial, um templo no qual entre outros trabalhos, realizou uma grande convenção. 
Em 1923, Carlson iniciou a pregação do Evangelho no bairro da Encruzilhada, onde inaugurou em 15 de Abril de 1928 o grande templo pentecostal naquela localidade. Essa igreja era considerada a maior da época no Brasil.
Ora trabalhava em Recife, ora se transportava para os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, onde realizou importantes trabalhos, quer nas capitais, quer no interior. Abriu trabalhos nas cidades de Escada, Palmares, Ribeirão, Serinhaém, Garanhuns e outras localidades pernambucanas. 
Joel Carlson dormiu no Senhor depois de uma vida exemplar, na manhã do dia 8 de Setembro de 1942, tendo a família pentecostal prestado ao seu querido pastor uma verdadeira honra, por ocasião do seu enterro, no cemitério de Santo Amaro.

Nenhum comentário: