sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 17

CONHEÇA JOSÉ AMARO

José Amaro da Silva nasceu em 4 de março de 1913, em Ipojuca (PE), filho de Antônio Apolônio da Silva e Maria da Paz Silva. Órfão de pai aos dois anos, aos sete assumiu o comando da família, trabalhando para manter a casa, e com enormes dificuldades fez as quatro primeiras séries do curso primário. Aos dezoito anos, mudou-se para Recife e trabalhou em diversos estabelecimentos comerciais. Converteu-se ao Evangelho em 9 de fevereiro de 1936, na congregação do bairro de Casa Amarela. Nesse mesmo ano, em 29 de setembro, recebeu o batismo no Espírito Santo. Em 1940, foi batizado nas águas. 
Casou-se, em primeiras núpcias, com Noemia Cruz, de cuja união nasceram-lhe três filhos: Demas, Damaris e Dionísio. Viúvo em 1950, ele se casou, em julho de 1951, com Alice Inácio da Silva, nascendo-lhe, desta união, 12 filhos: Abiezér, Abner, Abimael, Abiel, Abinoão, Abiail, Ainoã, Alice, Azenate, Ada, Abital, Ana e Celomite (adotiva).
Nos primeiros momentos de sua fé, dedicou-se ao evangelismo de porta em porta e à visita a doentes e novos convertidos. Separado para o diaconato, em abril de 1950, para o presbitério, em abril de 1953, e para evangelista, em abril de 1954, José Amaro militou no Evangelho nas cidades pernambucanas de Gameleira e Vitória de Santo Antão. 
Em maio de 1956, devido à vacância da presidência da Assembléia de Deus em Recife, foi convocado pelo ministério local, sob a orientação do missionário sueco Eurico Bergstén, para assumir a igreja na capital e em todo o Estado. Em 21 de junho do mesmo ano, foi separado a pastor. Em seguida, assumiu a AD pernambucana. 
Pastor José Amaro deu grande ênfase à Escola Dominical, prestigiou os Círculos de Oração e estimulou a evangelização em todo o Estado. Em seu ministério, a igreja em Pernambuco cresceu vertiginosamente, tanto na capital como no interior. Em 1968, a igreja em Recife era a maior Assembléia de Deus do Brasil, possuindo 21,6 mil membros, 2 pastores, 3 evangelistas, 39 presbíteros, 78 diáconos e 108 auxiliares. 
Em sua gestão, Recife recebeu duas convenções gerais da AD, em 1962 e 1977. Esta última, no mês de janeiro, foi hospedada no templo que estava na fase final de construção. Ele presidiu a Junta Executiva de Deliberações da CGADB, no biênio 1962-1964. 
Homem de visão e líder autêntico, José Amaro visitou 25 países e participou de conferências mundiais pentecostais realizadas na Finlândia, Rio de Janeiro e Coréia do Sul. Era homem simples, de oração e de grande percepção bíblica. Seu ministério marcou decisivamente a história da Assembléia de Deus no Estado. No entanto, faleceu antes de ver a concretização de seu maior sonho. 
Em 24 de outubro de 1977, precisamente dez anos após o lançamento da pedra fundamental, a AD em Recife inaugurou a sua atual sede, situada à Avenida Cruz Cabugá 29, no bairro de Santo Amaro. Com capacidade para 5 mil pessoas sentadas, a igreja era, na época de sua inauguração, o maior templo evangélico do Brasil. Milhares de evangélicos de várias denominações participaram do ato inaugural. 
Em 14 de abril de 1977, quando já estava há mais de 20 anos à frente da AD pernambucana, pastor José Amaro da Silva dormiu no Senhor, aos 64 anos.

Nenhum comentário: