quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Estado e a Educação

Primeiro que tudo é necessário conceituar os termos Estado e Governo. Estado é, ao nosso ver, a área da sociedade instituída por constituições, que cuida bem coletivo dos cidadãos que vivem dentro de suas fronteiras. Governo é um grupo de indivíduos, que se organizam e, através das eleições democráticas (ou não) assumem o poder durante um tempo.
O Brasil tem um Estado centralizador, que restringe o sistema educacional. Assim vemos o Estado controlado pelos participantes do Governo. Porém a nossa sociedade é complexa e vive em busca de se adaptar as circunstâncias, o que elimina a manutenção de um Estado aglutinador, sem aptidão de movimentos ou de tomada de decisões e ultrapassado no relacionamento com a sociedade.
O declínio da Ditadura Militar e Abertura democrática geraram uma crise no Estado, onde a sociedade civil questionou seu papel, exigindo reformas, o que se constituiu num ponto de importância para o contexto político brasileiro, vez que interferiu na política, na economia e sociedade brasileira. Em relação à Educação, as políticas aplicadas refletiram esta interferência.
Diante disto, buscou-se dar, a educação, uma maior eficiência, primando-se pelo funcionamento de suas instituições e a qualidade dos resultados.
Diante deste quadro por que passou o Estado quanto a Educação, inspirados pelo neoliberalismo, a educação assume um papel de preponderante na formação da cidadania, formando pessoas que estarão interagindo na sociedade.
Os programas educacionais não se tratavam da educação como uma arma para diminuir a desigualdade. Era, na verdade, para manter na subalternidade o exército industrial de reserva, com o Estado se utilizando uma pedagogia do consenso, não fazendo justiça social.
O Estado usou armas que possibilitou baratear o ensino dos carentes; constatar que as organizações populares assumiram o papel do Estado no ensino fundamental; exercer o papel de organizador e controlador da insatisfação popular e colocar novas bases para o relacionamento entre educação e trabalho.

Jailson Gomes é Sociólogo e Cientista Político (22 de outubro de 2007)

Nenhum comentário: