quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eleições 2010


(in) definições aceleradas

A política do RN nunca vivenciou movimentos tão antecipados quanto os que estamos vivendo. As chapas para as eleições de 2010, mesmo que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, não tenha acreditado, estão praticamente fechadas. O que faltam são retoques e ajustes nos times que farão parte da engenharia política de ataques e defesas e dos exércitos que cada coligação poderá contar.
PSB e DEM irão comandar as coligações, ofertando os nomes que ocuparão as cabeças de chapas.
Isso, até prova em contrário.
O PSB, que tem no atual vice-governador Iberê Ferreira o seu pré-candidato, tem sentido dificuldades na formação de uma chapa competitiva e poderá, é o que se comenta nos bastidores políticos, ceder o espaço principal da chapa para o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo que, parece, terá maior facilidade em aglutinar a base lulista/wilmista no RN.
O PSDB, que deverá ter o governador de São Paulo José Serra como candidato a presidente, já definiu que seguirá no apoio a candidatura da senadora Rosalba Ciarline, do DEM, fazendo aliança na chapa majoritária e preferindo uma “chapa solteira” para as candidaturas proporcionais.
O PT, que deve ter em Dilma Rousseff sua candidata à presidenta, sofre de inanição no Estado e não passará de mero coadjuvante da aliança governista.
O PR do deputado João Maia, que nacionalmente está comprometido com o Palácio do Planalto, não tem coragem (como disse a governadora Wilma de Faria) e nem quadros para enfrentar a luta que anunciou que travaria este ano: chegar ao governo estadual. Ao que tudo indica deverá se contentar em fazer esteira para a postulação da governadora Wilma de Faria ao senado da República.
O PMDB, outrora um partido coeso, vive um dilema sem precedentes em toda a sua história. Seus dois líderes, deputado Henrique Alves e senador Garibaldi Filho, divergem no apoio a chapa majoritária. Henrique Alves era, até pouco tempo, favorável a uma aliança 100% com o esquema governista. Hoje, nem tanto. Garibaldi Filho sempre deixou clara a sua posição em favor da postulação dos democratas e prefere uma aliança com os seus colegas de senado, José Agripino e Rosalba Ciarline.
PMN, PTB e PP, partidos que estão na base de apoio do presidente Lula, seguem, aqui no RN, a liderança do presidente da Assembléia Legislativa Robinson Faria, que acalentava o sonho de ser ungido candidato a governador da aliança governista. Robinson Faria foi atropelado pelos interesses pessoais da governadora que, temerosa de enfrentar a luta para o senado federal sem o aporte da máquina governamental, preferiu apoiar a candidatura do seu vice-governador.
A posição de Robinson Faria é a única que, embora cantada aos quatro ventos, não foi anunciada oficialmente. Os mais e os menos abalizados comentaristas políticos apostam que Robinson Faria fará dobradinha com a senadora Rosalba Ciarline e será escalado na posição de vice.
A dificuldade de Rosalba Ciarline tem sido a costura e a espera por esta definição de Robinson Faria. Em 2006, após muitas costuras do senador José Agripino, avalizadas pelo senador Garibaldi Filho, o deputado Robinson Faria foi ungido candidato a vice-governador da chapa de oposição numa noite e, no outro dia, quando os galos do governismo ensaiaram o seu primeiro canto, anunciaram a nova posição do jovem líder: apoiador da postulação governista.
Em 2008, o seu aporte no palanque da candidata Micarla de Souza também foi um parto difícil. A costura ficou, novamente, a cargo do senador José Agripino. Robinson Faria só assumiu o apoio à candidatura do PV na última hora. Sua posição era esperada pelo governismo e pela oposição e só foi comemorada ao fim das convenções e do registro das atas em cartório.
Como será agora em 2010? José Agripino tem sido, mais uma vez, o costureiro desta aliança que pretende ter Robinson Faria no palanque. A governadora tem dito que vai conversar com o presidente da Assembléia Legislativa e usa todos os canais que pode e de que dispõe para impor-lhe um xeque-mate. A última tentativa governista tem sido a aproximação com a prefeita Micarla de Souza que tende a tomar posição em conjunto com o deputado Robinson Faria.
Vamos aguardar!

Jailson Gomes é cientista político e sociólogo. (publicado originalmente em www.erivansilva.com em 11.01.2010)



Nenhum comentário: