sábado, 10 de julho de 2010

PEDOFILIA: MP FECHA ORGANIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO EVANGÉLICA EM NATAL-RN

02 HOMENS SÃO ACUSADOS DE ABUSAREM SEXUALMENTE DAS CRIANÇAS

Dois homens foram presos acusados de abusar sexualmente de crianças abrigadas na Creche Lar Feliz, mantida por uma Organização não-governamental de orientação evangélica, que acolhe menores entre seis e 11 anos. Antonio Nascimento, de 55 anos, e Lindomar de Carvalho., de 34 anos, foram detidos depois de uma investigação em conjunto de promotores de justiça, juízes e polícia civil. De acordo com a promotora de justiça, Armeli Brennand, o Ministério Público recebeu a denúncia, há pouco mais de uma semana, de uma pessoa interessada em adotar uma das crianças que teria sofrido a violência.
Essa pessoa que pretende adotar um criança da Creche Lar Feliz nos procurou e fez a denúncia. A partir daí foi iniciada a investigação, que culminou com a prisão dos acusados nesta quarta-feira”, disse Armeli Brennand. Além dessa criança, de 10 anos, outras três – na mesma faixa etária – confirmaram ter sofrido abusos sexuais. Segundo a promotora, eram três meninos e uma menina.
O juiz da 2ª Vara de Infância e da Juventude, Sérgio Maia, preferiu não dar detalhes do depoimento das vítimas, por se tratarem de menores de idade. Ainda segundo o magistrado, o relato foi feito através do ‘depoimento sem dano’, que conta com a participação de uma psicóloga. “Nós não interrogamos as crianças. Uma psicóloga conversa com a vítima, o juiz assiste o procedimento por um monitor. Através de um ponto eletrônico, a profissional é orientada a fazer as perguntas para as crianças. Essa é uma forma de evitar mais danos psicológicos para a criança”, disse Sérgio Maia.
Durante o depoimento, foi descoberto que as crianças haviam criado mecanismos para se defenderem dos abusos. “Eles só andavam em grupos para evitar a aproximação dos dois acusados. Quando não conseguiam, tentavam sair, disfarçadamente, através de brincadeiras”, disse o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas.
A delegada Adriana Shirley, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente informou que a presidente da Creche Lar Feliz, Terezinha Getúlio do Nascimento, conhecida como "Irmã Terezinha", foi ouvida pela polícia e se disse surpresa com as acusações contra Antonio Nascimento e Lindomar de Carvalho, respectivamente, ex-marido e genro dela.
Os acusados foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória, na Ribeira, enquanto a polícia prossegue com o inquérito, que tem prazo de 30 dias para ser finalizado.
O Ministério Público também está apurando uma denúncia de maus tratos, recebida na manhã de ontem pelo Disque 100. “Vamos dar prosseguimento às investigações através dos depoimentos de outras crianças e depois da conclusão do inquérito, vamos oferecer a denúncia à Justiça”, disse o promotor da 81ª Vara da Infância.
José Dantas aproveitou a entrevista coletiva para ressaltar que a população deve fazer denúncias porque o sistema de proteção da criança está atento. “O sucesso desse caso se deve ao trabalho em conjunto de órgãos como Ministério Público, Justiça e Polícia. Mas a participação da população é de fundamental importância que outras situações possam ser descobertas. Tanto essas entidades como o Disque Denuncia 100 podem receber as informações da sociedade”, disse o magistrado.
A casa funcionava há 12 anos e atendia 55 crianças em regime de creche e oito em tempo integral. A creche foi fechada temporariamente pelo MP e as crianças encaminhadas para outras unidades de acolhimento.

Nenhum comentário: