sábado, 23 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 21

CONHEÇA MANOEL HYGINO DE SOUZA

Manoel Hygino de Souza nasceu no município de Angicos/RN, no ano de 1903.
Ainda adolescente, migrou para o Estado do Pará, acompanhando seus pais e outras famílias que fugiam da seca que assolou o Nordeste, naquela época.
Ainda em sua juventude, conheceu o missionário Gunnar Víngren, através do qual veio a crer no Evangelho. Em 1910, filiou-se à Assembléia de Deus, em Belém/PA, onde serviu, inicialmente, como auxiliar.
Casou com Elvira Seabra de Souza, com quem gerou filhos e compôs belos hinos, alguns dos quais fizeram parte da primeira edição da Harpa Cristã, livro oficial de cânticos das AD's.
Vocacionado para o Ministério, foi consagrado a Evangelista, vindo a ser o pastor da AD em Nova Cruz, no ano de 1921.
Foi designado pela Igreja em Belém/PA para pastorear a Assembléia de Deus em Natal, em substituição ao Pastor Josino Galvão de Lima. Assumiu o cargo em março de 1922, permanecendo no mesmo até o final do ano seguinte.
 
O MINISTÉRIO EM NATAL

O ministério do Pr. Hygino à frente da AD em Natal foi bem sucedido, tanto espiritual como administrativamente. Ao assumir a igreja, esta tinha cerca de 40 membros e congregados que se reuniam em uma casa alugada, na antiga Rua América, 963 (atual Rua Tte. Alberto Gomes), esquina com a então "Rua do Arame" (atual Rua Manoel Vitorino), por trás do Cemitério do Alecrim.
Um dos marcos da sua administração foi o crescimento numérico da igreja, o que gerou a necessidade de um local mais amplo para a realização dos cultos. A igreja decidiu pela aquisição de um terreno para construção de um templo próprio. O local escolhido foi a Rua Amaro Barreto, onde estava se concentrando o desenvolvimento do Bairro do Alecrim (nesse local, na gestão do pastor Bruno Sholymowski, veio a ser construído o primeiro templo da Assembléia de Deus em Natal, onde atualmente encontra-se o prédio do Banco Bamerindus).
No âmbito eminentemente espiritual, seu ministério foi marcado por operações caracterizadas como milagres. Relata-se que certo dia, ao fazer uma visita pastoral a uma crente de nome Maria das Neves da Silva, residente à Rua Araguaya (atual Almte. Ary Parreiras), no Alecrim, encontrou-a em coma, vítima de tuberculose pulmonar. Informado do seu estado pelo médico que se encontrava à sua cabeceira, compadeceu-se da "Irmã Nevinha" e, após ler o capítulo 11 de João, ajoelhado-se e orou ao Senhor com as mãos postas sobre a cabeça da enferma, pedindo que fosse restaurada a saúde dela. O Senhor atendeu ao seu pedido, curando-a imediatamente.
No início do pastorado em Natal, o seu filho Gidalte Seabra de Souza adoeceu e veio a falecer. Após ler o Atestado de Óbito entregue pelo médio que assistiu a criança, o Pr. Higino ajoelhou-se e, com as mãos postas sobre o corpinho morto, pediu ao Senhor que ressuscitasse seu filho para que o Seu Nome fosse glorificado através dele. A criança - que à época tinha 2 meses de idade - tornou à vida, criou-se, tornou-se homem e veio a falecer, em 27/07/92, com quase 70 anos.
Esses dois feitos milagrosos provocaram um verdadeiro rebuliço na sociedade natalense da época e promoveram significativo despertamento e crescimento na igreja.
Encerrado o seu pastorado na AD em Natal, no início de 1924, o Pr. Manoel Hygino retornou à AD em Belém, sendo designado para pastorear a AD em Manaus/AM.
 
RETORNO AO RIO GRANDE DO NORTE

Findo o ministério em Manaus, já consagrado a pastor, Manoel Hygino foi designado para organizar a Assembléia de Deus em Mossoró/RN. Encontrou naquela cidade alguns irmãos já evangelizados pelo Irmão Romeu Couto, advindo da cidade de Lages.
No primeiro culto que realizou em Mossoró, no final do ano de 1927, converteu-se Manoel Canuto de Souza, que veio a tornar-se pastor da AD. Poucos dias depois, várias outras pessoas bem situadas na sociedade local agregaram-se à igreja, atraídos pela eloqüência, conhecimento das Escrituras Sagradas e carisma do novo pastor.
Crescendo o número de crentes locais, instalou-se uma congregação à Rua Marechal Deodoro, no bairro de Paredões, embrião da Assembléia de Deus em Mossoró. No primeiro batismo em águas efetuado em Mossoró/RN, em 30 de maio de 1929, oficiado pelo Pastor Regional, Francisco Gonzaga da Silva, foram imersos 40 novos membros, entre os quais alguns pilares da igreja local (como os irmãos: Leôncio José de Sant’ana, Edgar Figueira Burlamaqui e Amália Soares de Góis).
Coube ao Pr. Hygino edificar e inaugurar solenemente o primeiro templo da AD naquela cidade, em culto solene que contou com a presença de autoridades e pessoas de destaque da sociedade mossoroense, na tarde de 30 de maio de 1930.
Também lhe coube secretariar a Mesa Diretora da 1ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, realizada em Natal/RN, no período de 05 a 10 de setembro de 1930.
Três anos após, surpreendentemente, a mesma Convenção Geral reunida em Recife/PE, no ano de 1934, desligou-o do Ministério das Assembléias de Deus no Brasil, sob alegação de não comparecer para retratar-se de uma acusação.
 
A FUNDAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO
 
Desligado do CGADB, o Manoel Hygino de Souza deixou a AD-Mossoró, juntamente com alguns crentes, e fundou a Assembléia de Cristo (posteriormente, denominada "Igreja de Cristo"). Em 1948, por questões pessoais, deixou o Ministério dessa igreja, só vindo a reconciliar-se com o mesmo no leito de enfermidade, já próximo da sua morte.
O Pr. Manoel Hygino de Souza faleceu em Natal, em 05 de fevereiro de 1975, aos 72 anos de idade, poucos dias após a morte de sua esposa.

Nenhum comentário: