segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PT PEDE RETIRADA DE OUTDOOR EM NATAL

MILITANTE PETISTA ACREDITA QUE MENSAGEM É CAMPANHA ANTI-DILMA
 
No momento em que polêmicas de fundo religioso assumem papel de destaque na disputa presidencial, um outdoor com os dizeres "Vote certo - Vote em quem defende a vida - Diga não ao aborto", instalado na Avenida Salgado Filho, principal via de Natal, chamou a atenção da campanha de Dilma Rousseff (PT). Considerando que a peça publicitária seria ilegal e visaria atingir a candidatura petista, o administrador de empresas João Hélio Cavalcanti, militante e filiado ao PT, acionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a identificação dos responsáveis e retirada do material.
"O outdoor é assinado por um 'Movimento em Defesa da Vida', que não conhecemos. Ele traz uma imagem de um feto associado a símbolos religiosos. Isso é absurdo, campanha de baixo nível. O tom eleitoral do texto está muito explícito", afirma João Hélio, para quem a iniciativa se liga diretamente à eleição. "Infelizmente, o jogo está cada vez mais baixo. O PT nacional já foi informado e deverá também tomar as providências cabíveis", ressalta,garantindo que decidiu acionar o TRE como cidadão, e não em nome do comitê suprapartidário que apóia a candidata do PT no RN.
Segundo a Lei Eleitoral, a propaganda política em outdoors é proibida. O chefe do cartório da Terceira Zona Eleitoral do RN, Tyronne Dantas, confirma que recebeu a denúncia e evita emitir opinião sobre o mérito do assunto. "A equipe de fiscalização foi ao local, fez fotos e lavrou termo de constatação. Vamos recolher todos os subsídios e passá-los para o juiz eleitoral. A empresa já foi notificada para informar, em 48horas, o nome do contratante ao TRE", diz. O caso será avaliado pelo juiz Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro.

No próprio outdoor consta o telefone dos supostos responsáveis: o biólogo Emanuel Varela Barca e sua irmã, Maria Ivaneide Varela. Ele assume a autoria da peça, que estaria no local desde o dia primeiro de outubro, mas nega qualquer tipo de ligação com políticos. Segundo Emanuel, que é católico e radicalmente contra o aborto (inclusive em casos previstos pela atual legislação, como estupro e risco de vida para a mãe), a iniciativa nada tem a ver com a campanha presidencial. "O foco era a eleição para deputado. Mas quer dizer que meu outdoor incomodou pessoas do PT? É bom para ver até onde vai a democracia e liberdade de expressão. Querem me proibir de manifestar minha opinião?", questiona. Segundo o próprio Varela Barca, o "Movimento em Defesa da Vida" não existe formalmente e tem apenas dois membros: ele e a irmã. 
(Transcrito do Diário de Natal de 15.10.2010)

Nenhum comentário: