quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PF INDICIA CANDIDATA EVANGÉLICA NO ACRE

CANDIDATA É ESPOSA DO DEPUTADO SILAS CÂMARA-AM

A Polícia Federal do Acre indiciou sete pessoas nesta quarta-feira no inquérito que apura a origem dos R$ 472 mil apreendidos no início deste mês, em Rio Branco (AC), em uma caixa de papelão dentro de um carro. 
Entre os indiciados, sob acusação de crime eleitoral e formação de quadrilha, está a candidata a deputado federal Luciléia Câmara, mulher do deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara, ambos do PSC. 
Por meio da assessoria de imprensa, a candidata Luciléia, que se apresenta aos eleitores como missionária da Igreja Assembleia de Deus, nega crime eleitoral. 
Diz que o dinheiro apreendido na caixa de papelão foi doação de um empresário de Boca do Acre (AM) à Rádio e Televisão Fundação Boas Novas, que pertence à igreja do Amazonas. 
Para realizar a ação ontem, a PF montou a Operação Eleições Livres. Foram indiciados mais dois candidatos a deputado estadual --seus nomes não foram divulgados. 
Policiais cumpriram 34 mandados de busca e apreensão em Rio Branco e outras quatro cidades no Acre e no Amazonas. Em Manaus, no comitê do candidato Silas Câmara foi apreendida uma CPU de computador, que será periciada na capital amazonense. 
Segundo o superintendente da PF no Acre, delegado José Carlos Calazane, a candidata Luciléia foi indiciada sob acusação de crimes de doar dentaduras, óculos, motores e combustíveis, elaborar lista de eleitores (que caracteriza o crime de corrupção eleitoral), movimentação financeira clandestina (cerca de R$ 472 mil oriundos de Manaus), entre outros crimes. 
Ele disse que existem provas da vinculação do dinheiro com a campanha de Luciléia. "Digamos que as provas são 99% incontestáveis", afirmou Calazane. 
A família Câmara comanda na região Norte a Igreja Assembleia de Deus. É proprietária de emissoras de rádio e televisão, escolas e universidade, e da Fundação Boas Novas, com ramificações de negócios no Rio de Janeiro e São Paulo. 
Desde 2004, a PF do Amazonas investiga suposto crime de lavagem de dinheiro e remessa ilegal de recursos da Igreja para o exterior. 
O delegado Sérgio Fontes, superintendente da PF no Amazonas, afirmou que o pastor Jonatas Câmara, dirigente da Igreja Assembleia de Deus, foi convocado para depor nesta semana. 
Uma das teses da investigação é que o dinheiro apreendido em Rio Branco pertença à igreja. A reportagem procurou os Câmara para falar. A assessoria de Silas disse que ele estava em viagem ao interior do Amazonas. Assessores de Jonatas disseram que ele estava em reunião e não poderia atender a reportagem. 
O advogado Paulo Henrique, que defende a candidata Luciléia, disse que ela ficou das 9h às 17h na sede da PF prestando depoimentos. Segundo o defensor, ela não tem condições de falar hoje sobre o caso.

Nenhum comentário: