segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 02

CONHEÇA GUNNAR VINGREN

Gunnar Vingren nasceu em Östra Husby, na Suécia, em 08 de agosto de 1879 e faleceu na Suécia em 29 de junho de 1933 foi missionário e evangelista pentecostal sueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e no Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Brasil.
Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou em algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Veio ao Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.
Aprendeu português e propagou a doutrina pentecostal incialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul afim de ampliar sua atividade missionária.
Trabalhou na organização da nascente Assembleia de Deus através da criação de publicações, tendo convocado a 1ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e compilado o primeiro hinário da denominação.
Em uma viagem à Suécia conheceu e casou com Frida Vingren. Gunnar possuia uma saúde frágil e retonou a seu país natal para morrer em 1933.

Nenhum comentário: