segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 03

CONHEÇA JOÃO BATISTA DA SILVA

João Batista da Silva nasceu em Natal-RN, em 24 de maio de 1905. Originário de uma família pobre, logo cedo iniciou-se no trabalho, vindo a ocupar funções administrativas na Prefeitura Municipal do Natal. Sua família, tradicionalmente católica romana, desejava que ele se tornasse padre. Entretanto, o ano de 1926 traria profundas mudanças para sua vida: em fevereiro, converteu-se ao evangelho; em março, foi batizado no Espírito Santo; e, em maio, desceu às águas batismais, sob as mãos do Pr. Bruno Skolimowysk.
No ano seguinte, foi separado para servir como diácono, na Igreja de Natal. Iniciava, muito jovem, a brilhante carreira ministerial, à qual dedicou toda a sua vida. Em 28 de novembro de 1927, casou-se com Maria Anita Torres da Silva, com quem teve 16 filhos (dos quais, criaram-se 11: Josibias, Judite, Elizabeth, Hulda, Elza, Omar, Jerusa, Edite, Ione, João e Melquisedeque). Em dezembro de 1931 foi consagrado a presbítero; e, em 18 de fevereiro, a pastor. Designado para a AD em Ceará-Mirim, no interior do Estado, permaneceu pastoreando aquela igreja por cinco anos. Em 2 de fevereiro de 1939, deixou o RN para assumir o pastorado da AD em João Pessoa/PB e a Presidência da Convenção Estadual de Ministros da Paraiba, onde permaneceu por quase 11 anos.
Em 31 de janeiro de 1950, foi presidir a AD em Salvador, com jurisdição em todo o Estado da Bahia. Sua gestão foi marcada pela pacificação de ânimos e solução dos graves conflitos que afligiam aquela igreja.
Com o falecimento do Pr. Eugênio Martins Pires - fato ocorrido em 1959 - foi convidado pelo Missionário Eurico Bergstén (presidente interino da igreja no RN) para assumir o pastorado da AD em Natal e a Presidência da Convenção Estadual de Ministros da AD no RN..
O seu ministério no RN teve início em 10 de janeiro de 1960 e estendeu-se po 33 anos e 4 meses, até a noite de 23 de maio de 1993, quando jubilou-se, com toda dignidade.
No período interconvencional de 1973-75, foi Presidente de Honra da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.
Teve participação decisiva na criação das Escola Teológicas das Assembléias de Deus no Nordeste (posteriormente transformada em ESTEADEB).
A morte de sua amada esposa, ocorrida em 14 de dezembro de 1989, abalou profundamente o Pr. João Batista. Este fato, acrescido de outros problemas de ordem familiar, determinou um lento e gradativo processo de recolhimento, que culminou com a sua disposição em transferir o cargo.
Como último ato, escolheu pessoalmente o seu sucessor, transferiu o pastorado e recolheu-se definitivamente ao lar, jamais opinando sobre os destinos da Igreja.
No final da tarde do dia 31 de maio de 1999 - aos 94 anos de idade - foi chamado para a Glória Eterna

Nenhum comentário: