quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL - 10

CONHEÇA SEBASTIÃO MENDES PEREIRA

Nasceu no dia 03 de maio de 1921, na Praia de Iracema, Fortaleza - CE, sendo seus pais Abel Mendes Pereira e Francisca Barbosa Pereira; tinha 15 anos quando, através de um tio seu, que era evangélico, chegou em suas mãos um exemplar do Novo Testamento, que foi lido avidamente de Mateus a Apocalípse, leitura esta que deixou no jovem intenso desejo pela leitura de toda a Bíblia. Certo dia, ao passar pelo mercado central, viu um cidadão vendendo Bíblias, comprou uma por cinco mil réis, lendo-a em um pequeno espaço de tempo, convertendo-se à Cristo através da leitura deste maravilhoso livro.
Como nunca assistira a um culto evangélico, foi convidado por seu tio Vicente Marcelino Pereira para ir a Assembleia de Deus, na rua Tereza Cristina, 673, no dia 10 de abril de 1938, culto que foi dirigido pelo pastor José Teixeira Rego, tendo como pregador oficial o missionário Orlando Boyer, que discorreu sobre o Salmo 1º. Feito o apelo pelo pastor Teixeira Rego, o nosso irmão Bastos que ainda não tinha dezessete anos, aceitou publicamente ao Senhor Jesus como Salvador pessoal de sua vida.
Ao voltar para casa, encontrou o seu pai sumamente irado, pois sabia que o filho agora era crente, e o mesmo procurou surrá-lo e pô-lo fora de casa, passando nosso irmão Bastos por muitos sofrimentos e provações, mas com muita humildade e resignação a tudo suportou, orando intensamente por seus pais, os quais se renderam a Cristo um ano depois.
Irmão Bastos desejava ardentemente ser batizado nas águas, e no dia 1º de maio de 1938 haveria um batismo, na inauguração do tanque batismal, mas seu pai não o deixou sair de casa nesse dia. Porém, no dia 31 de julho do mesmo ano, ele foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na sede do Templo Central, a rua Tereza Cristina, 673, pelo dinâmico presbítero e vice-presidente da igreja, João Olegário Rodrigues. O Senhor Jesus o batizou com o Espírito Santo no dia 29 de julho de 1939, e neste mesmo ano começou a cooperar ativamente no trabalho do Senhor, passando no dia 17 de dezembro a lecionar em uma classe da Escola Bíblica Dominical.
No dia 05 de maio de 1940, foi designado para a função de tesoureiro da então congregação de Mucuripe, hoje Varjota e, com a transferência do pastor Antonio Gomes Barbosa para pastorear a igreja de São Luis do Curú, irmão Bastos assumiu interinamente e depois definitivamente a direção da congregação em Varjota. Convém salientar que o pastor Bastos dirigiu como solteiro a congregação, casando-se posteriormente com a senhorita Teresinha Félix Pereira, crente no Senhor Jesus, desde os 9 anos de idade e que fora sua aluna da Escola Bíblica.
No dia 9 de setembro de 1948, por designação do pastor Teixeira Rego, foi consagrado ao diaconato, e no dia 22 de novembro de 1951, foi autorizado evangelista, sendo enviado a pastorear a Igreja em Betania, Itapipoca-CE, cargo que assumiu no dia 1º de dezembro de 1951. Exercendo sua nova função, agora no interior, esforçou-se sobremaneira para atender as grandes dificuldades espirituais e, muitas vezes, materiais, do enorme campo que estava sob sua responsabilidade. Sob sua gestão foram construídos os templos em Buritizal, Moitas e Trairí, sendo também fundador do trabalho em Itapipoca, onde comprou um grande terreno para a construção de um belo templo. Reformou a sede em Betânia, e viajando a cavalo visitava os irmãos mesmo nos lugares mais distantes, realizando outros importantes trabalho, tendo o reconhecimento dos irmãos pelo sério trabalho e dedicação.
Em 1953, por ocasião da convenção estadual realizada em Fortaleza, foi consagrado a pastor, em cerimônia oficiada pelo pastor José Teixeira Rego e o missionário Nels Nelson, na tarde de 6 de setembro.
Depois de 9 anos de profícuo pastorado em Betânia, foi convocado pelo missionário Nels Nelson e o ministério local para servir ao Senhor Jesus na Igreja em Fortaleza-CE, aqui chegando no dia 22 de dezembro de 1960. trabalhou um ano com muito esforço e dedicação com o pastor Armando Chaves Cohen e, com a saida deste para Belém do Pará, ficou ao lado do pastor Emiliano Ferreira da Costa, trabalhando como co-pastor e vice-presidente da Igreja. E, com a partida do pastor Emiliano para a Glória, no dia 1º de maio de 1985, assumiu a presidência da igreja e da convenção estadual. E hoje, o grande número de obreiros, pastores e membros da Assembleia de Deus, Ministério Templo Central, mostram a aprovação de Deus ao seu trabalho. Durante seus anos de ministério, pastor Bastos tem deixado por onde passa sua marca registrada que é o amor pelas pessoas, a simplicidade, o desapego das coisas materiais, o companheirismo sincero, e isso são coisas que nem pessoas, nem o tempo, poderão apagar. Pastor Bastos tem percorrido uma longa trajetória e não obstante as lutas e dificuldades encontradas no caminho, tem entregue sua vida totalmente nas mãos de Deus. Faleceu em 03 de junho de 2010, na cidade de Fortaleza-CE.

Nenhum comentário: