quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIA NACIONAL DO EVANGÉLICO PASSA EM BRANCO

LIDERANÇAS EVANGÉLICAS SE DIVIDEM NO APOIO A DATA CRIADA POR LULA

De acordo com o decreto da Lei Nº 12.328, de 16 de setembro de 2010, sancionado pelo presidente Lula em pleno período eleitoral, o dia 30 de novembro é o “Dia Nacional do Evangélico”. No Distrito Federal, a data faz parte do calendário oficial de comemorações do brasiliense, sendo considerada ponto facultativo. O mesmo ocorre no estado do Amapá.
Aqui, no Estado do Rio Grande do Norte, de onde realizo as postagens para o Blog, o dia não só passou em branco. Os pastores e líderes das mais diferentes denominações evangélicas calaram. Preferiram ignorar a polêmica data.
Líderes evangélicos se mostraram surpresos ao saber que a lei 12.328 — que institui o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico — foi sancionada quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da União. O projeto é do deputado do Partido Republicano Brasileiro (PRB-MA), Cléber Verde. "É uma iniciativa simpática, mas, todavia, a República nasceu laica e precisa continuar laico. Defendo a separação entre Igreja e Estado para que haja democracia. O presidente precisa despertar para esse aspecto da Constituição" explica o presidente da Catedral Presbiteriana do Rio e da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Reverendo Guilhermino Cunha.
O diretor-geral da Convenção Batista Carioca, Pastor Walmir Vieira, concorda: "Não há necessidade disso. O dia do evangélico é todo dia, quando damos testemunho de uma vida cristã e bonita. Se existe um dia do evangélico, será preciso haver um para os católicos, para os espíritas".
Teólogo e professor de Filosofia, o pastor Alexandre Marques também destaca a importância de não privilegiar nenhuma religião: "Será preciso haver um dia para as tradições orientais e africanas, que foram demonizadas e atacadas".
 Estima-se que mais de 40% da população de Brasília seja evangélica, um número considerado bastante expressivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representam hoje 20,3% da população brasileira, um percentual que correspondente a mais de 34 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: