domingo, 15 de janeiro de 2012

A HISTÓRIA DA SUCESSÃO DO PASTOR JOÃO BATISTA

COMO E POR QUEM JOÃO GOMES FOI ESCOLHIDO

Essa história que vou lhes contar só tem uma testemunha: pastor Diomedes Pereira Jácome, vice-presidente da Igreja Assembléia de Deus em Mossoró-RN. Os outros personagens já descansam na glória com o Senhor Jesus Cristo.
O pastor João Gomes assumiu a Igreja em Caraúbas=RN, enviado pela igreja em Mossoró. Estava com 22 anos de idade. O pastor-presidente do Rio Grande do Norte já era o reverendo João Batista da Silva, conhecido nacionalmente como 'O Apóstolo do Nordeste' por seu trabalho desenvolvido na Bahia, na Paraíba e pelo desbravamento no Rio Grande do Norte. O pastor João Batista ainda era um homem jovem e em pleno vigor físico. Ele escolheu para ser o seu có-pastor (era assim que eram tratados os vice-presidentes) o irmão Nelson Bezerril, grande administrador e zeloso por natureza. Era um pastor qualificado para auxiliar o nosso Apóstolo.
O pastor Nelson Bezerril era, como já disse anteriormente, muito zeloso e este seu zelo o fazia sentir cuidado não só com a parte administrativa da Igreja mas, também, com a vida espiritual da mesma.
Sua intimidade com Deus era tanta que eles conversavam sobre o futuro da Igreja do RN. Um dia ele questionou a Deus quem seria o substituto do pastor João Batista a frente da IEADERN. Provando a intimidade que tinham, Deus disse pra ele: 
- Quando isto ocorrer (a sucessão do pastor João Batista) você não estará mais ai para ver!
O pastor Nelson não se deu por vencido e argumentou:
- Agora é que eu preciso saber. Preciso conhecer o homem a quem O Senhor irá entregar a continuidade desta obra!, disse.
Como já havia relatado acima, o pastor João Gomes, então com 22 anos de idade, havia assumido a Igreja em Caraúbas. Um dia recebeu a visita do pastor Nelson Bezerril que lá em Caraúbas passou três dias. Todas as manhãs quando o pastor João Gomes e a irmã Angelita o procuravam para o café da manhã já o encontravam na igreja em oração. Sua única refeição ao longo do dia era o almoço. Foram três dias de oração e consagração.
No último dia, malas arrumadas e pronto pra pegar o trem até Mossoró, o pastor Nelson Bezerril chamou o jovem pastor João Gomes para um particular. Na conversa, questionou:
- Qual o seu grau de instrução?
Na época esta era uma situação que não gerava tanta importância. O pastor João Gomes respondeu-lhe:
- Tenho apenas o primário concluído. 
Pastor Nelson Bezerril continuou:
- Pois bem, rapaz. Você vai cursar o ginasial, se der tempo. Vai fazer o colegial (II grau), se der tempo. Vai cursar uma universidade, se der tempo e buscar uma formação teológica. Prepara-se porque você será o substituto do pastor João Batista.
O pastor João Gomes assustou-se por dois motivos: primeiro porque o pastor João Batista ainda era um homem jovem, estava muito bem na presidência da IEADERN e falar em sucessão seria considerado uma rebelião. Em segundo lugar ele não ambicionava tal responsabilidade e não se achava preparado para tanto.
O pastor Nelson Bezerril terminou seu particular com o pastor João Gomes advertindo-o:
- Esta nossa conversa não poderá ser contada a ninguém. Você pode morrer se fizer isso. Guarde o segredo no seu coração e ore, apenas ore!

O pastor João Gomes passou 05 anos em Caraúbas, saiu pra assumir por 05 anos a igreja em Patu, substituindo o honrado pastor João Praxedes, foi mandado pelo pastor João Batista pra cidade de Areia Branca onde substitui o pastor José Barreto e ficou lá por 09 anos. Convidado pelo pastor Luiz Cesário mudou-se para Petropolis-RJ onde assumiu a vice-presidência da Igreja naquela cidade. De volta ao RN ficou sem igreja durante 01 ano.
A convite do pastor Manoel Nunes da Paz, da igreja em Mossoró, voltou a residir na cidade e aceitou o desafio de ser o primeiro pastor da Serra do Mel. Ali fundou o trabalho da Assembléia de Deus nas 22 vilas rurais.
Assumiu o pastorado da igreja de Mossoró em Abril de 1981 em substituição ao pastor Manoel Nunes da Paz.
Vejam como são as coisas de Deus: 
O pastor Nelson Bezerril enfermou e, sentindo que a sua partida pra glória estava próxima, resolveu contar o seu segredo para que alguém visse a confirmação da promessa de Deus. Pediu a Deus o nome de alguém a quem ele pudesse contar este segredo e Deus lhe indicou um presbítero da Igreja de Natal de nome Diomedes Pereira Jácome, mossoroense que trabalhava na Fundação Nacional de Saúde na capital. Contou e pediu que guardasse o segredo e assim o irmão Diomedes fez. Aposentado de suas funções na capital o presbítero Diomedes resolve voltar pra Mossoró, terra de sua família.
Quando o pastor João Gomes assumiu a igreja de Mossoró convidou para ser o seu có-pastor o presbítero Diomedes Pereira.
No ano de 1993 o pastor João Gomes foi a um Circulo de Oração e lá também estava o pastor Diomedes. A dirigente do trabalho era a irmã Umbelina, conhecida serva de Deus na cidade de Mossoró. Deus a tomou e confirmou que naquele ano cumpriria a promessa de levar "o anjo da igreja" para presidência da IEADERN. Pastor Diomedes chamou o pastor João Gomes em sua casa e lá relatou o que ouvira do pastor Nelson Bezerril e que jamais havia contado a ninguém. Oraram juntos e ficaram aguardando.
No mês de maio de 1993 o pastor João Batista apresentou aos pastores do RN, na Escola Bíblica, o nome do pastor João Gomes anunciando:
- Este é o homem que Deus me apontou para me substituir.
Pediu a aprovação da Assembléia Ministerial que aprovou e a promessa de Deus se cumpriu 35 anos após ter sido feita.
Trago este relato do pastor João Gomes por ser o mais próximo a mim. As coisas de Deus eram feitas dessa forma, pastores eram deslocados de cidades por ordem divina, eram colocados em funções por escolha de Deus e o trabalho progredia, sem escandalos, sem acusações e sem politicagem.
A intenção é mostrar para os mais novos que Deus era quem fazia e garantir-lhes: mesmo que os ditos homens de Deus não queiram ouvir a sua voz, Ele (Deus) continua agindo e no controle dos destinos de sua igreja e sua obra na terra.
Disso eu não tenho dúvidas!

18 comentários:

GATO PRETO disse...

Atenção ministerio da central
o pastor da assembleia de deus daqui de minha cidade ta separado da mulher, desde q ele veio pra ca que ela nunca veio aqui
a casa pastoral vive abandonada, luz e agua cortada, a casa nunca foi usada pelo pastor, vive abandonada a igreja ta sofrida.
e ainda mais esse pastor so chega aos cultos depois das 20:00 so chega atrasado, nao vem a escola domincal, nao vem pra o circulo de oração, a mulher deixou ele pq ele traiu ela em macaiba.
a coisa ta feia aqui atenção novo presidente a igreja de spp pede socorro
um pastor q esta separado de sua esposa e ainda dando pessimo testemunho aos irmaos
se nao for resolvido vou sair dessa igreja pq nao aguentamos mais sofre com certos pastores q so pensam no dinheiro
agora irmão seu pai sim foi um homem de deus q sempre deu testemunho, sinto falta daqueles velhos tempos

GATO PRETO disse...

PEÇO AOS IRMAOS Q OREIS POR NÓS
NOSSA IGREJA TA ABANDONADA PELO PASTOR
ELE SO PENSA NO DINHEIRO
QUEREMOS UM NOVO PASTOR EM NOSSA CIDADE

Dc. Josué Pereira disse...

Querido amigo e irmão Jailson e demais leitores desse blog, realmente essa verdadeira história, hoje conhecida por muitos irmãos em Mossoró é muito bonita. E nem mesmo o mais incrédulo duvida da veracidade desta..
Mas amado, nós sabemos que a vinda do pr. João Gomes pra Natal não foi tão simples assim. Apesar de todos apoiarem a vinda dele pra Natal, havia uma questão em aberto; a igreja em Mossoró! Pois alguns pastores queriam mandar outro pra Mossoró e não o escolhido pelo pr. João Gomes. Inclusive na ocasião, o próprio pr. Raimundo João de Santana, na época pastor em Parnamirim, anunciou ter chamada (ou revelação) para assumir a igreja em Mossoró. Eu trabalhava no Hotel Thermas e presenciei uma das reuniões do pr. João Gomes com alguns pastores da capital e região. O mesmo preparado o pr. Martin Alves, (um jovem pastor com muita visão ministerial, que o pr. João colocou a fente do seminário da família, da campanha Cristo vive e das cruzadas Mossoró para Cristo, todos desempenhado muito bem!). Se Deus comandava os destinos da igreja, (e eu creio que sim), o Senhor já teria revelado ao pr. João Gomes sobre a igreja em Mossoró. E assim foi feito, repito, depois de muita luta do pr. João Gomes!
Quanto a revelação do pr. Raimundo João de Santana, na primeira reunião de obreiros em mossoró, após tomar posse como presidente da Ieadern em 1993. O pr. Martin passou a direção da reunião pra ele que falou; "Hoje se cumpriu a revelação, pois como pastor presidente no Rio Grande do Norte, também sou pastor de Mossoró".
Lí por aqui mesmo que o pr. Ivan diz ter recebido de Deus a promessa (ou revelação) de presidir a igreja no estado, não sou doido de duvidar de um servo de Deus, mas fica aqui uma observação para todos que desejam ver o pr. Ivan presidente da Ieadern e principalmente ao próprio pastor; Caso não se confirme no próximo dia 06, busquem saber de Deus, pra que tempo e em que circunstância isso pode acontecer.
Há tem mais uma coisinha; Por ocasião do chamado do pr. João Gomes pra glória, também houve muitos acordos e acomodações para que pr. Santana tomasse posse, mas claro que, como na vinda do pr. João, isso também não se divulgou. Só agora as coisas tomaram a proporção que tomaram por causa dos eventos que se antecederam e o vazamento feito por quem, todos vocês sabem bem....
Fiquem na paz amados
Dc. Josué Pereira

Anggie disse...

Pode até ter tido acomodações, porque toda mudança requer isto. Mas "conchavos", NÃO. O que Deus fala ele cumpre. Eu concordo com o irmão Josué no que diz respeito ao Pr. Ivan, e tbm acho que quando Deus faz não precisa nem haver eleições! Ele mesmo se encarrega de levar o Ungido pro lugar devido!

Adriana Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GATO PRETO disse...

igreja de são paulo do potengi

GATO PRETO disse...

mais uma vez uso esse blog pq sei q é muito acessado no Rn
atenção sede Natal
nossa igreja está sofrendo muito
pedimos socorro

Blog do Bader disse...

Irmãos da Central olhem com carinho o pedido doIRMÃO GUSTAVO-SPP de São Paulo do Potengi. Isso é sério tem que ser apurado, iremos orar pela igreja em SPP.

WELLINGTON disse...

Voces viram algum político em umas das fotos? ou quantos salários mínimos iriam receber? que carro de luxo com motorista teriam a disposiçao?...... É, nao se fazem PASTORES como antigamente!

WELLINGTON disse...

IR Gustavo, acho que mais fácil o amado apelar para BENTO XVI.

GATO PRETO disse...

?

GATO PRETO disse...

Peço ajuda mais uma vez nesse blog tão acessado
até quando vamos ter que aguardar?
hj nossa igreja os crentes estao sem ir a igreja, nao vem mais ninguem no circulo de oração, so tem 03 irmas na consagração, os jovens estao desistimulados, nós nao conhecemos a famila de nosso pastor, eles nao moram aqui SPP, aparecem uma vez no mes, e so chegam faltando pouco mais de 18 minutos pra terminar os cultos, a esposa nunca pisou aqui, está separada do pastor, a casa ta fechada irmaos, da até vontade de chorar, há que saudades do meu querido pastor Ezequias, enquanto isso a obra sofre, um pastor q so chega aos cultos de 20:30, chega sozinho, tenho pena dele, mas ta na hora da igreja central, se voltar mais pra o interior irmãos, aqui nós somos crentes porque realmente conhecemos Jesus, mas é dificil irmaos
Pelo amor Deus venha aqui alguem da central, pelo menos da uma palavra de Fé pra esse povo.
Já estou na assembleia de DEus há de 15 anos, se nao mudar vou sair
estou pensando em ir pra igreja Bom Retiro
A paz do Senhor
Obrigado Irmão, quero lhe dizer que sinto sqaudades de vosso pai, um homem que seu sua vida em favor da obra, deixo aqui minha saudades daquele homem simples e amigo de todos.
è lamentável nós crentes passarmos por certas ocasiões, infelizmente estamos sofrendo
Não tenho nada contra a pessoa do Pastor, mas ele nao tem condições de ficar na frente da obra, ele nao tem responsabilidade, so chega atrasado aos culto.
Isso é uma falta de reverencia

GATO PRETO disse...

Um abraço a todos os leitores
estamos confiantes na mudança
as assembleias de Deus precisa mesmo de homens de compromissos
Por isso estou orando
ou pastor Martim
Ou pastor Ivan
que Deus esteja com eles
Presidente com seu pai tá meio dificil alguem substitui-lo

Dr: Antônio Carlos disse...

http://wwwcristianismoemfoco.blogspot.com/

A MATANÇA DOS INOCENTES E UM CONVITE A ORARMOS PELAS CRIANÇAS

Aproveitando esse blog que tem muito acesso no meio evangélico, essa postagem está no Cristianismo em Foco
Um abraço e a Paz do Senhor!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado irmão Jailson:

Entro aqui meio de atrevido. Não estou em minha seara, embora pertença também aos quadros da CGADB, como os pastores do Rio Grande do Norte.

Sem que os tempos são outros, mas a forma como os processos eleitorais são conduzidos nas igrejas, atualmente, restringem muito a forma de escolha. Vi o edital e, como em outras igrejas, não há nenhum espaço para pastores de fora que tenham uma folha de serviços prestados à igreja no Brasil.

Se fosse hoje, por exemplo, Curitiba teria ficado sem o pastoreio do pastor José Pimentel de Carvalho, que foi transferido do Rio para a capital paranaense, em 1961, sendo, abaixo de Deus, o grande responsável pelo progresso da AD curitibana.

Por fim, conheci o pastor João Gomes em Petrópolis. Nossas raízes são de lá, onde meu pai iniciou o seu ministério, vindo a concluí-lo em Teresópolis, cidade em que foi pastor por 43 Anos.

Gostei de ler a história.

Abraços!

Rockfeller disse...

Nao é por nada ,mas ja ouvi a oracao deste kara na radio e é igual ele fala ~ um programa diferente- ele cm pastor ou reverendo sei la tinha q tirar a desgraça da boka( o q ele mais sabe falar) e falar mais no nome d jesus ( o q pouko fala ) é um falso profeta, q realiza trabalho cm um macumbeiro, se veste d branco ,cm macumbeiro, Os macumbeiros tmb fazem milagres eles tiram uma doença daki e poe outra ali, tomem cuidado. Nao fiquem atras d reverendo ,nakele dia muitos dirao. SENHOR MAS NAO PROFETIZAMOS, NAO CURAMOS, NAO FIZEMOS ISSO, AKILO. E ele lhes dirá abertamente ,PARA TRAS D MIM MALDITOS Q PRATIKAIS A INIQUIDADE, trata cm desrespeito os irmaos, ja ouvi esse reverendo falar q a irma ta parada igual vaka atolada, isso nao é palavra d vida eterna, ele nao da respeito e muita gente cai , nao fala no nome d jesus, fala as vezes p nao pegar mal, esse kara concerteza é um falso profeta, "meu povo sofre por nao discernir o evangelho" ,esse concerteza tem mais prazer nas obras do mal do q em Deus, só fala em prosperidade, em dinheiro, excluindo totalmente a passagem d jó. Nao akredita no verdadeiro Deus, mas espero q essa pobre alma se converta do mal, porque perto esta o julgamento e muitos reverendos fikarao d fora, JOAO BATISTA LARGA DA MAKUMBA E SE CONVERTA AO EVANGELHO POR FAVOR,

Rockfeller disse...

Nao é por nada ,mas ja ouvi a oracao deste kara na radio e é igual ele fala ~ um programa diferente- ele cm pastor ou reverendo sei la tinha q tirar a desgraça da boka( o q ele mais sabe falar) e falar mais no nome d jesus ( o q pouko fala ) é um falso profeta, q realiza trabalho cm um macumbeiro, se veste d branco ,cm macumbeiro, Os macumbeiros tmb fazem milagres eles tiram uma doença daki e poe outra ali, tomem cuidado. Nao fiquem atras d reverendo ,nakele dia muitos dirao. SENHOR MAS NAO PROFETIZAMOS, NAO CURAMOS, NAO FIZEMOS ISSO, AKILO. E ele lhes dirá abertamente ,PARA TRAS D MIM MALDITOS Q PRATIKAIS A INIQUIDADE, trata cm desrespeito os irmaos, ja ouvi esse reverendo falar q a irma ta parada igual vaka atolada, isso nao é palavra d vida eterna, ele nao da respeito e muita gente cai , nao fala no nome d jesus, fala as vezes p nao pegar mal, esse kara concerteza é um falso profeta, "meu povo sofre por nao discernir o evangelho" ,esse concerteza tem mais prazer nas obras do mal do q em Deus, só fala em prosperidade, em dinheiro, excluindo totalmente a passagem d jó. Nao akredita no verdadeiro Deus, mas espero q essa pobre alma se converta do mal, porque perto esta o julgamento e muitos reverendos fikarao d fora, JOAO BATISTA LARGA DA MAKUMBA E SE CONVERTA AO EVANGELHO POR FAVOR,

Rockfeller disse...

Nao é por nada ,mas ja ouvi a oracao deste kara na radio e é igual ele fala ~ um programa diferente- ele cm pastor ou reverendo sei la tinha q tirar a desgraça da boka( o q ele mais sabe falar) e falar mais no nome d jesus ( o q pouko fala ) é um falso profeta, q realiza trabalho cm um macumbeiro, se veste d branco ,cm macumbeiro, Os macumbeiros tmb fazem milagres eles tiram uma doença daki e poe outra ali, tomem cuidado. Nao fiquem atras d reverendo ,nakele dia muitos dirao. SENHOR MAS NAO PROFETIZAMOS, NAO CURAMOS, NAO FIZEMOS ISSO, AKILO. E ele lhes dirá abertamente ,PARA TRAS D MIM MALDITOS Q PRATIKAIS A INIQUIDADE, trata cm desrespeito os irmaos, ja ouvi esse reverendo falar q a irma ta parada igual vaka atolada, isso nao é palavra d vida eterna, ele nao da respeito e muita gente cai , nao fala no nome d jesus, fala as vezes p nao pegar mal, esse kara concerteza é um falso profeta, "meu povo sofre por nao discernir o evangelho" ,esse concerteza tem mais prazer nas obras do mal do q em Deus, só fala em prosperidade, em dinheiro, excluindo totalmente a passagem d jó. Nao akredita no verdadeiro Deus, mas espero q essa pobre alma se converta do mal, porque perto esta o julgamento e muitos reverendos fikarao d fora, JOAO BATISTA LARGA DA MAKUMBA E SE CONVERTA AO EVANGELHO POR FAVOR,