terça-feira, 17 de julho de 2012

IGREJA ÍNDIGENA BRASILEIRA COMPLETA 100 ANOS

MISSÕES ENTRE INDIGENAS FOI INICIADA POR AMERICANOS

O centenário da presença evangélica entre indígenas do Brasil será celebrado no 7º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, que se reunirá de 18 a 22 de julho em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).
Em 1912, os missionários estadunidenses John Hay e Henrique Whittington empreenderam viagem a cavalo, partindo de Assunção, de reconhecimento de territórios no lado brasileiro com o propósito de iniciar trabalho com indígenas.
O objetivo dos missionários era o de alcançar Bananal e Ipegue, hoje Mato Grosso do Sul, onde está instalado o Território Indígena Taunay/Ipague, entre as cidades de Aquidauana e Miranda.
Em 1913, Henrique e sua família instalaram-se no Bananal, ampliaram o trabalho entre os Terena, fundaram escolas e em 31 de dezembro de 1915 foi instalada a primeira igreja indígena evangélica do Brasil.
Hoje, a Missão Indígena Uniedas, sucessora desse trabalho missionário, congrega 34 igrejas, a maioria delas localizadas no Mato Grosso do Sul, mas também em Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.
Na Terra Indígena Taunay vivem 4.090 pessoas. "As igrejas indígenas têm contribuído para a evangelização entre os próprios parentes", informou o secretário executivo da Missão Indígena Uniedas, pastor Ricardo Poquiviqui Terena.

3 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando partilhamos.
Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
Aproveito a oportunidade para partilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. António Batalha.

Anggie disse...

Excelente informação.

Francisco Assis Silva disse...

gosto de ler as matéris maravilhosas e inteligentes