terça-feira, 24 de julho de 2012

VAMOS ORAR PELA SÍRIA

CRISTÃOS SÍRIOS FAZEM RELÓGIO DE ORAÇÃO E JEJUM

Uma mensagem de texto chega no celular de Thomma às 01h45 e o desperta de um sono profundo. Enquanto toda a cidade de Damasco parece dormir, ao fundo se ouve o som de granadas sendo lançadas contra os subúrbios da cidade. Thomma pode escutar o ruído das armas. Ele balança as pernas e sai da cama. É quase hora de seu turno de uma hora de oração.
Os cristãos na capital síria, Damasco, oram 7 dias por semana, 24 horas por dia em favor de seu país. Cada participante intercede durante uma hora, Thomma ora das duas às três da madrugada. É claro que ele nem sempre se anima de acordar a essa hora para assumir seu posto no relógio de oração.
Ele não precisa sair de casa. Os grupos que assumiram as horas da noite no relógio de oração o fazem em sua própria casa, por causa dos riscos de sair na rua à noite. Durante o dia e a tarde, os cristãos se dirigem às suas igrejas.
Duas igrejas recebem os fiéis das 7 às 14 horas. Outra assume o relógio até às 21 horas. A partir daí, os momentos de oração são feitos na casa dos cristãos.
O som dos disparos deixa a Igreja ainda mais consciente da urgente necessidade de continuar orando pelo país, dilacerado por causa da guerra civil. Claro que oram pela paz no país. Mas também pedem ao Senhor para ajudar a Igreja a ser sal e luz neste momento crítico. Intercedem pelos refugiados de Homs e de outras cidades ao arredor de Damasco.
A hora passa rapidamente, logo a próxima pessoa do relógio vai receber a mensagem de texto, lembrando-a de continuar as orações.
Além do relógio de oração, há igrejas que realizam relógios de jejum em favor da Síria.
Podemos participar desse movimento de oração ao lado deles. Não é preciso dedicar uma hora inteira, como a Igreja síria tem feito, mas separe alguns minutos de seu dia para elevar a voz em favor dessa Igreja e dessa nação. Lutando ao lado deles, você participará da alegria da vitória. Podemos orar também:
• Pela paz na Síria;
• Pela Igreja, por agir neste momento da maneira correta;
• Pelas campanhas em favor dos refugiados.

Nenhum comentário: