sábado, 21 de abril de 2012

A HISTÓRIA DOS HINOS EVANGÉLICOS

Sra e Sra Spafford
APESAR DAS PERDAS, SPAFFORD COMPÔS UMA DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Em Novembro de 1873, o "Ville de Havre" zarpou da cidade de Nove Iorque para a Europa. Entre os passageiros encontrava-se, a bordo, a Sra. Spafford, esposa do advogado Horatio Gates Spafford da cidade de Chicago, com suas quatro filhas.
O advogado Horatio Gates Spafford era um presbiteriano, convertido à Cristo através das pregações de Moody, evangelista e avivalista do século 19.
O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelistica na Inglaterra, em 1873.
Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago; mas ele enviou sua esposa e as suas 4 filhas conforme já estava programado no navio S.S. Ville du Havre.
Sua expectativa era seguir viagem dias depois. No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no Pais de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido: “SALVA, PORÉM SÓ”. Ele perdeu as 4 filhas de uma vez só. A viagem estava quase no fim, estando já à vista as costas da Inglaterra, quando ocorreu uma terrível catástrofe. No escuridão da noite um barco colidiu com o "Ville de Harve" e este começou logo a afundar.
No momento do infortúnio, a Sra. Spafford ajuntou as suas filhas ao seu redor e encomendou-as a Deus. À medida que a água subia, mais e mais, dentro do navio, uma das filhas procurou confortar sua mãe em prantos, lembrando-lhe de que era tão fácil ser chamado à presença de Cristo, tanto do mar, como se da casa, na América!
Um a um, as suas queridas filhas foram arrancadas dos seus braços. perecendo diante dos seus olhos. Ela, porém, foi milagrosamente poupada e salva, algumas horas mais tarde, por outro navio.
A paz que o Sr. Spafford sentiu ao ler a primeira palavra do telegrama deu lugar a tristeza quando, na palavra seguinte, constatou a perda de suas quatro filhas. Num determinado momento foi cheio de um gozo inefável; e no momento seguinte, inundado de indescritível tristeza!
Contudo, ele pôde agradecer a Deus.
Dois anos mais tarde o mesmo Sr. Spafford perdeu grande parte dos seus bens num incêndio que houve em Chicago, mas a sua fé cristã sempre firme permitiu que ele superasse a todas aquelas perdas.
A despeito de tudo o que lhe aconteceu, foi capaz de sentar-se e escrever o lindo hino que focalizamos e que se tornou tão conhecido em todo o mundo evangélico. Está contido em quase todos os hinários evangélicos.
A sua letra em português é de autoria do Sr. S.E. McNair; a música é do Sr. Philip P. Bliss.

2 comentários:

Pb Fernando disse...

É queridos irmãos ser crente em Cristo é assim mesmo, até na dor conseguimos compôr belíssimos hinos.

Anônimo disse...

PREZADO

GOSTARIA QUE ANUCIASSE EM VOSSO BLOCO AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO PASTORAL DO PASTOR NELSON BARROS EM GUAMARÉ, O NOSSO QUERIDO PASTOR FOI ENVIADO PARA NOSSA CIDADE EM 1997 PELO SAUDOSO PASTOR JOÃO GOMES (VOSSO PAI) E REALIZA UM BELISSIMO TRABALHO, CONTAREI UM PEQUENO RELATO: QUANDO ELE CHEGOU ERAMOS APENAS 99 MEMBROS (PARECE BRINCADEIRA, MAS ESSA ERA QUANTIDADE REGISTRADA NO ROL DE MEMBROS) E ELE CONSEGUIU QUE MAIS DE 700 PESSOAS SE CONVERTESSEM AO SENHOR JESUS, COM DINAMISMO O NOSSO PASTOR INVESTIU NA FORMAÇÃO DE OBREIROS E OS ENVIOU A PREGAR EM NOSSOS DISTRITOS, CONSTRUI SIS TEMPLOS NOS DISTRITO E UM TEMPLO SEDE CLIMATIZADO, E ESTÁ CONSTRUINDO AINDA UM OUTRO TEMPLO NA ENTRADA DA CIDADE, COMO É UM TRABALHO ARDUO, FEITO COM MUITA ORAÇÃO E DEDICAÇÃO, RESOLVEMOS COMEMORAR COM UM CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS DENOMINADO JUBILEU DE CRISTAL QUE SERÁ SEXTA-FEIRA ÁS 18:00 HORAS, TEREMOS DURANTE O DIA, BATISMO, PROGRAMA ESPECIAL NA RADIO COMUNITÁRIA (FORMADA POR ELE). TUDO ISSO PARA A GLORIA DE NOSSO DEUS.