quinta-feira, 26 de julho de 2012

EDIÇÃO DA BÍBLIA EM BRAILE COMPLETA UMA DÉCADA

PROJETO DA BÍBLIA EM BRAILE FOI INICIADO EM 1954

Em 2002 foi lançada a primeira Bíblia em braile na língua portuguesa, um feito inédito que contribuiu para o resgate da cidadania da pessoa com deficiência visual. Atualmente, a cada três meses, é distribuído um volume da Bíblia em braile ao público beneficiado. Nesses dez anos, 566 cegos já receberam a coleção completa, formada por 38 volumes, e perto de 3 mil recebem o material regularmente. Além disso, foram entregues 82 exemplares completos da Bíblia em Braile a bibliotecas públicas e organizações de todo o país que trabalham com esse público.
O projeto Bíblia em Braile faz parte do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual e começou a ser desenvolvido pela Sociedade Bíblica do Brasil em 1954. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, estima-se que no país existam 6,05 milhões de pessoas com baixa visão ou visão subnormal, das quais 528.624 têm deficiência visual total.

INDÍGENAS EVANGÉLICOS CRESCEM 42% NO BRASIL

CENSO REVELA QUE A ASSEMBLÉIA DE DEUS AVANÇA ENTRE POVO INDÍGENA

O número de índios evangélicos aumentou 42% nos últimos dez anos, segundo o Censo 2010. Eles já são 210 mil: 25% dos indígenas.
O crescimento segue tendência geral dos brasileiros – o aumento de evangélicos foi de 61% entre 2000 e 2010 e eles já são 22% da população -, mas entre os indígenas há o impulso de grupos que levam a evangelização a áreas isoladas.
A organização dessas missões tem aumentado, afirma Carlos Travassos, coordenador-geral do setor que monitora tribos isoladas e de recente contato na FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Um exemplo da presença evangélica entre os indígenas foi a realização na semana passada (do dia 18 ao 22) do 7º Congresso do CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas), ocorrido em Chapada dos Guimarães (MT) e que reuniu cerca de 2 mil pessoas, a maioria indígenas. O evento comemorou o centenário da obra missionária evangélica indígena.
Segundo o Censo, a maioria dos índios evangélicos é ligado à Assembleia de Deus: 31% (64.620 pessoas). Em segundo lugar vêm os batistas, com 17% (35,5 mil). O percentual de católicos indígenas caiu de 59% para 50,5% na última década.

terça-feira, 24 de julho de 2012

IGREJAS CRISTÃS QUEREM BANIR VENDA DE ARMA E MUNIÇÃO

VENDA DE MUNIÇÃO DEVE ENTRAR NUM TRATADO DE ARMAS, DIZEM IGREJAS

Um Tratado de Comércio de Armas deve banir não só a venda de armas usadas em genocídios, crimes de guerra e graves violações dos direitos humanos, mas também restrições à venda de munição.
A defesa é dos representantes de 90% dos 2 bilhões de cristãos em apelo aos 194 representantes de governos que negociam um tratado dessa magnitude.
Quase todos os 194 Estados reconhecem que armas e munições mais utilizados em crimes de guerra devem ser incluídas no tratado. Uma minoria de pequenos países, incluindo grandes potências mundiais, insistem, porém, que o comércio de munição deva ficar de fora do tratado.
Representantes de igrejas enfatizam o custo humano da violência praticada todos os dias com armas ilegais, que provocam vítimas levadas a hospitais e cemitérios em diferentes partes do planeta.
"O Tratado da ONU para o Comércio de Armas deve regulamentar a munição que é usada para atingir pessoas", dizem os representantes do Conselho Mundial de Igrejas, da Aliança Evangélica Mundial, da Pax Christi Internacional e de Caritas, num comunicado conjunto divulgado na sexta-feira, dia 20 de julho, em Nova Iorque, onde acontecem as negociações.
As negociações do tratado vão durar um mês e estão, de momento, na metade do tempo previsto e num ponto muito sensível.
O moderador do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas, pastor Walter Altmann, liderou a delegação ecumênica na Conferência da ONU sobre o Tratado de Comércio de Armas, em Nova York. A campanha do CMI por um Tratado de Comércio de Armas forte e eficaz envolve cerca de 70 igrejas-membros e organizações afins em 35 países.

EVANGELISMO E ESPORTE

JOVENS VOLUNTÁRIOS IRÃO EVANGELIZAR NAS OLIMPIÁDAS

Jovens voluntários da Junta de Missões Mundiais de todas as partes do mundo estarão em Londres para acompanhar turistas e atletas durante os Jogos Olímpicos, a partir de sexta-feira, dia 27 de julho a 12 de agosto.
Em Londres, os 180 voluntários desenvolverão atividades evangelísticas, capelania, assistência social e atividades artísticas e infantis.
Antes da capital inglesa, jovens da Conexão Londres 2012, encontraram-se em Sevilha, Espanha, para um estágio de preparação das tarefas evangelísticas.
"Missões Mundiais dá um crédito muito grande a eventos esportivos internacionais. Já estivemos na Copa do Mundo, nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos. Onde estiver gente do mundo inteiro, lá estaremos parda levar o evangelho do Senhor Jesus", informou o coordenador do Programa Esportivo Missionário (PEM) e do setor de voluntariado da JMM, pastor Marcos Grava.
Ele convida brasileiros e brasileiras a acompanharem os jovens voluntários com suas orações.

VAMOS ORAR PELA SÍRIA

CRISTÃOS SÍRIOS FAZEM RELÓGIO DE ORAÇÃO E JEJUM

Uma mensagem de texto chega no celular de Thomma às 01h45 e o desperta de um sono profundo. Enquanto toda a cidade de Damasco parece dormir, ao fundo se ouve o som de granadas sendo lançadas contra os subúrbios da cidade. Thomma pode escutar o ruído das armas. Ele balança as pernas e sai da cama. É quase hora de seu turno de uma hora de oração.
Os cristãos na capital síria, Damasco, oram 7 dias por semana, 24 horas por dia em favor de seu país. Cada participante intercede durante uma hora, Thomma ora das duas às três da madrugada. É claro que ele nem sempre se anima de acordar a essa hora para assumir seu posto no relógio de oração.
Ele não precisa sair de casa. Os grupos que assumiram as horas da noite no relógio de oração o fazem em sua própria casa, por causa dos riscos de sair na rua à noite. Durante o dia e a tarde, os cristãos se dirigem às suas igrejas.
Duas igrejas recebem os fiéis das 7 às 14 horas. Outra assume o relógio até às 21 horas. A partir daí, os momentos de oração são feitos na casa dos cristãos.
O som dos disparos deixa a Igreja ainda mais consciente da urgente necessidade de continuar orando pelo país, dilacerado por causa da guerra civil. Claro que oram pela paz no país. Mas também pedem ao Senhor para ajudar a Igreja a ser sal e luz neste momento crítico. Intercedem pelos refugiados de Homs e de outras cidades ao arredor de Damasco.
A hora passa rapidamente, logo a próxima pessoa do relógio vai receber a mensagem de texto, lembrando-a de continuar as orações.
Além do relógio de oração, há igrejas que realizam relógios de jejum em favor da Síria.
Podemos participar desse movimento de oração ao lado deles. Não é preciso dedicar uma hora inteira, como a Igreja síria tem feito, mas separe alguns minutos de seu dia para elevar a voz em favor dessa Igreja e dessa nação. Lutando ao lado deles, você participará da alegria da vitória. Podemos orar também:
• Pela paz na Síria;
• Pela Igreja, por agir neste momento da maneira correta;
• Pelas campanhas em favor dos refugiados.

sábado, 21 de julho de 2012

IMPACTO TIRA ADENÚBIO DA DISPUTA ELEITORAL

VEREADOR EVANGÉLICO RETIRA CANDIDATURA EM FAVOR DA ESPOSA

O vereador evangélico Adenúbio Melo (PSB) anuncia que não disputará a reeleição. O anúncio da desistência já foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral e o vereador deverá comunicar aos seus apoiadores que a sua esposa, Janderre Melo, é que irá enfrentar as urnas em seu lugar.
O vereador Adenúbio Melo é réu no processo que originou-se com a Operação Impacto e foi condenado a 06 anos e 08 meses de prisão pelo crime de corrupção passiva nas penas do art. 317, caput, e § 1º do Código Penal (solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem).
Sua esposa, Janderre Melo, já havia registrado candidatura pelo Partido Verde e aguardava, a qualquer hora, substituir Adenúbio Melo no pleito deste ano.
A situação política de Adenúbio Melo era bastante complicada. Desde o início da gestão da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) que ele integrava a base de sustentação política do governo municipal, indicando pessoas de sua confiança para o exercício de cargos públicos. Chegou a integrar na Câmara Municipal o grupo que fazia oposição radical ao ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) que, num processo ainda sem conclusão, foi condenado a perda de direitos políticos pela CMN.
O seu partido, o PSB, sempre bateu de frente com a prefeita Micarla de Sousa e, era de se esperar, chegaria o dia em que Adenúbio Melo teria que optar entre o seu projeto político e o projeto da prefeita.
Caiu como uma luva a desistência da prefeita Micarla de Sousa à reeleição. Adenúbio Melo não teria que acender uma vela pra Micarla e outra para o seu partido. Mesmo a contragosto, engoliu a coligação de seu PSB ao projeto do ex-prefeito Carlos Eduardo.
Agora, com a proximidade do julgamento final da Operação Impacto, Adenúbio Melo joga a toalha.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PE LIDERA EM NÚMERO DE EVANGÉLICOS NO NORDESTE

EVANGÉLICOS PERNAMBUCANOS SUPERAM A POPULAÇÃO DO RECIFE

Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos do Nordeste, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Em 10 anos, percentual de evangélicos em Pernambuco passou de 13,5% para 20,3%. São 1.788.973 contra 5.834.601 católicos.
Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
Atualmente, são exatos 1.788.973 seguidores de uma igreja de denominação evangélica. O quantitativo supera em mais de 250 mil pessoas a população de todo o Recife. No Brasil, são 42,3 milhões de protestantes, o equivalente a 22% da população.
O censo revela ainda outro fenômeno em Pernambuco e no País. Enquanto os evangélicos formam uma curva crescente no gráfico, os católicos estão em queda, apesar de ainda formarem o maior rebanho. O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais. Ao levantamento do IBGE, 5.834.601 pernambucanos afirmaram seguir o catolicismo, o que representa 66% da população local.
Em terceiro lugar, os espíritas somam 123.798. Praticantes da umbanda e candomblé são menos numerosos. Apenas 10.830. Os que disseram ao IBGE que seguiam outra opção de religião chegam a 146.691.
Num comparativo com o censo de 2000, o crescimento do número de evangélicos e a redução do de católicos no Estado ficam mais evidentes. Há 12 anos, os 1.072.503 protestantes formavam 13,5% da população. Hoje, são 20,3%. Três décadas atrás, este contingente não chegava a 7% de Pernambuco. Já os católicos eram 74%, mas caíram oito pontos percentuais.
A força evangélica em Pernambuco ultrapassa a questão numérica e abarca também a política. Nas eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados), pastores ou candidatos apoiados abertamente por igrejas sempre figuram entre os mais votados. Não raro, no primeiro lugar.
No Nordeste, o Ceará é o segundo Estado com mais evangélicos. São 1.236.435 seguidores, o que representa 14,6% da população local. O Maranhão vem logo depois, com 1.130.399 protestantes. Mas, proporcionalmente, o quantitativo representa 17% dos maranhenses, mais do que no Ceará.

CIGANOS TERÃO TRADUÇÃO BÍBLICA EM CALON

PARCERIA ENTRE  INSTITUIÇÕES PERMITIRÁ TRADUÇÃO DO NOVO TESTAMENTO

Pela primeira vez, os ciganos brasileiros vão ler a Bíblia em sua própria língua. Uma parceria entre Missão Amigos dos Ciganos, Missão Além e ministérios de tradução vai possibilitar a tradução do Novo Testamento para a língua cigana calon, uma das principais existentes no país. É um feito significativo e inédito. Alguns grupos ciganos, inclusive, proíbem o ensino da língua. O único material conhecido e publicado na língua calon é “El Evangelio de San Lucas en Caló”, realização do missionário George Borrow em 1836. Esse material foi feito no dialeto calon da Espanha, bastante diferente do calon brasileiro e agora defasado.
 A tradução do Evangelho de Lucas já está em curso e deve ser concluída em dois anos. O projeto também quer desenvolver materiais de oralidade para os ciganos que não sabem ler: CDs, DVDs e gravações da tradução.
Traduzir a Bíblia para essa população representa transformação de valores e realidades: da exclusão para a inclusão social, do analfabetismo para a alfabetização, dos aros de violência para a paz, da divisão dos grupos para a união em torno do Deus Criador, das diversas divindades para o conhecimento do único Deus, Jesus Cristo”, diz o pastor Igor Shimura, da Missão Amigos dos Ciganos. Segundo mapeamento da organização, estima-se a existência de 680 mil Calon no país

TEÓLOGO DESTACA A FESTA DAS DIFERENÇAS

ESTAR Á SERVIÇO DO OUTRO É DIACONIA NO SENTIDO PLENO

"Sinto que estamos iniciando uma festa, a festa da dignidade das diferenças, a festa do discernimento entre a dimensão diaconal de muitos textos que nunca foram analisados dessa maneira e nossas realidades muito particulares de viver a fé”, disse o professor Hans de Wit, da Universidade Livre da Holanda.
Wit apresentou insumos bíblicos no Seminário de Empoderamento para a Diaconia na América Central e no Caribe, reunido no Seminário Evangélico de Teologia, em Matanzas.
Estar a serviço do outro, isso é diaconia, definiu o teólogo holandês, que propôs a retomada do método "ver, julgar, agir" para ouvir o grito dos que choram e não são consolados. "Nessa caminhada a gente se empodera juntos", disse.
O professor propôs a leitura intercultural da Bíblia, o que significa reconhecer que os textos sagrados são inesgotáveis quanto a significado e sentido, e ninguém pode ser proprietário dos mesmos. O conceito de propriedade não é aplicável à hermetêutica, agregou. Wit incentivou as congregações a se converterem numa comunidade interpretativa que compartilha experiências.
A partícula "inter", no contexto da interculturalidade, representa a interação da leitura latino-americana, reformada, católica, luterana na reciprocidade com os leitores e as leitoras comuns. "Descobrimos que às vezes essas pessoas sabem mais do texto bíblico que muitos comentaristas profissionais", disse o teólogo.
Exegetas analisam mergulham no aramaico, no grego, no hebraico, mas é preciso também ir à prática, no contexto desses leitores comuns, para ver como as duas leituras se complementam, sugeriu o pastor da Igreja Protestante da Holanda.
Na análise do livro do Gênesis, Wit destacou que a criação do homem efetua-se no plural: "Deus os criou, abençoou-os, disse-lhes... frutificai". O autor do livro quer deixar claro que o homem não pode ser identificado só com o varão. "O homem também é feminino e também a ‘ela’ é dado o poder para ser senhora, multiplicar-se e encher a terra", afirmou. A tradução literal seria "masculino e feminino os criou".

RÉPLICA DO TEMPLO DE SALOMÃO TEM OBRAS ADIANTADAS

MEGA TEMPLO DA UNIVERSAL CUSTARÁ 360 MILHÕES DE REAIS

O mega-templo que a Universal do Reino de Deus (IURD) está erguendo na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás, em São Paulo, está com 30% de suas obras concluídas.
O anúncio é da Arca Universal, portal de notícias da IURD, mostrando os trabalhos dos operários envolvidos na construção do templo ao vivo. A igreja, uma réplica do templo do rei Salomão, terá 74 mil metros quadrados de área construída.
O prédio, orçado em 360 milhões de reais (cerca de 180 milhões de dólares) terá quase 56 metros de altura, será dotado de 11 pavimentos, que abrigarão 36 Escolas Bíblicas, estúdios de rádio e TV, auditório e estacionamento para mais de 1,2 mil carros.
Quando concluído, o templo abrigará mais de 10 mil pessoas sentadas. O líder da Universal, bispo Edir Macedo, mandou vir de Hebrom, Israel, as pedras que revestirão o templo, que terá, ainda, materiais daquele período, como madeira e cobre.

terça-feira, 17 de julho de 2012

IGREJA ÍNDIGENA BRASILEIRA COMPLETA 100 ANOS

MISSÕES ENTRE INDIGENAS FOI INICIADA POR AMERICANOS

O centenário da presença evangélica entre indígenas do Brasil será celebrado no 7º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas, que se reunirá de 18 a 22 de julho em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá).
Em 1912, os missionários estadunidenses John Hay e Henrique Whittington empreenderam viagem a cavalo, partindo de Assunção, de reconhecimento de territórios no lado brasileiro com o propósito de iniciar trabalho com indígenas.
O objetivo dos missionários era o de alcançar Bananal e Ipegue, hoje Mato Grosso do Sul, onde está instalado o Território Indígena Taunay/Ipague, entre as cidades de Aquidauana e Miranda.
Em 1913, Henrique e sua família instalaram-se no Bananal, ampliaram o trabalho entre os Terena, fundaram escolas e em 31 de dezembro de 1915 foi instalada a primeira igreja indígena evangélica do Brasil.
Hoje, a Missão Indígena Uniedas, sucessora desse trabalho missionário, congrega 34 igrejas, a maioria delas localizadas no Mato Grosso do Sul, mas também em Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.
Na Terra Indígena Taunay vivem 4.090 pessoas. "As igrejas indígenas têm contribuído para a evangelização entre os próprios parentes", informou o secretário executivo da Missão Indígena Uniedas, pastor Ricardo Poquiviqui Terena.

57 ANOS DE PORTAS ABERTAS PARA O IDE

ORGANIZAÇÃO ATUA DANDO APOIO A IGREJA PERSEGUIDA

O mês de julho marca o início do ministério da Portas Abertas. Tudo começou em 1955, quando o irmão André viajou da Holanda, onde morava, para a Polônia, e distribuiu livros cristãos para a Igreja, que era oprimida no país.
Hoje, 57 anos depois, o trabalho cresceu e sofisticou-se. Em vez de malas com Bíblias, uma caixa com pen drives. Em vez de um saco de alimento, ajuda para montar seu próprio negócio. Entretanto, ele permanece o mesmo em sua essência. O foco ainda é fortalecer "o que resta e está para morrer" (Ap 3.2).
Você pode também fazer parte desta bela história, por meio de suas orações, doações e, principalmente, engajamento com a causa da Igreja Perseguida.
Hoje em dia, quase qualquer celular reproduz vídeos em formato MP4. E a maioria tem softwares que leem arquivos de texto. Isso facilita a produção da Bíblia em formato digital, pois é necessário fazê-la em apenas um formato, em vez de ter de produzir uma Bíblia específica para cada marca de aparelho celular.
Um obreiro da Portas Abertas explica como a Igreja Perseguida tem se beneficiado dessa tendência: “No Oriente Médio e no Norte da África, por exemplo, há países que consideramos fechados. Não é possível entrar com Bíblias facilmente, e para ex-muçulmanos, pode ser perigoso carregar uma Bíblia impressa.”
Pensando assim, ter uma Bíblia no seu celular é mais seguro e fácil de usar. Em nossa região, todo mundo tem um celular, e quanto mais funções ele tiver, melhor.
O obreiro continua: “Em algumas línguas, há também a opção da Bíblia em áudio. É muito simples produzir versões como essas para celulares e MP3 players. Isso é bastante útil para analfabetos; e para quem foi criado dentro de uma cultura oral, ouvir uma história é mais importante do que ler”.
Ele acrescenta que com a facilidade de se adquirir cartões de memória para celular, é possível ter conteúdo de áudio, vídeo e texto dentro de um único cartão.
O mundo hoje é atraído mais pelos recursos visuais. Vídeos curtos sobre a vida de Jesus, ou sobre os princípios do evangelho são bastante influentes e causam impacto na vida das pessoas. E com as tecnologias wi-fi e bluetooth, os cristãos podem transferir qualquer um desses arquivos sem nenhum problema, e sem precisarmos de uma produção em massa!
É fantástico”, o obreiro conclui, “ver como toda essa tecnologia pode ser usada de maneira extraordinária para o Reino de Deus!”.

sábado, 14 de julho de 2012

MOVIMENTO PEDE ÉTICA EVANGÉLICA NA MARCHA PARA JESUS

MOVIMENTO PELA ÉTICA PROMETE SER VOZ CRÍTICA NA MARCHA PARA JESUS
Com o propósito de evitar conflitos desnecessários, como os ocorridos na última edição, o líder do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira (MEEB) , pastor Paulo Siqueira, avisou que seu grupo está participando da Marcha para Jesus, hoje em São Paulo, levando cartazes e vestindo camisetas "com dizeres bíblicos que visam a despertar a Igreja brasileira para a verdade bíblica".
Na Marcha passada no ano de 2011, denunciou o pastor, o grupo foi alvo de insultos, agressões, coerções e tiveram suas faixas "roubadas", atitudes violentas que contradizem o espírito pacífico que o evento quer assumir.
Mas, por que evangélicos eliminariam faixas de evangélicos na Marcha? "Não concordamos com algumas doutrinas em que o ensino se centraliza na satisfação dos desejos e vontade dos fiéis, ao invés da vontade de Deus; em que Deus é travestido como sendo um deus mesquinho que negocia curas, milagres e prosperidade em troca da devoção e sacrifício dos fiéis, sacrifícios esses que muitas vezes se caracterizam pela exploração financeira dos fiéis".
O MEEB critica, ainda, a manipulação política de líderes evangélicos voltados aos seus interesses particulares, e a construção de grandes templos, catedrais, "estratégias imperialistas, e manutenção da máquina eclesiástica, mas que muito pouco fazem por aqueles que precisam, esquecendo-se daqueles que a Bíblia chama de 'órfãos, viúvas e estrangeiros'".
Apresentando-se como grupo interdenominacional e de expressão nacional em carta aberta aos organizadores da Marcha para Jesus de São Paulo, o Movimento denuncia a corrupção ética e a incoerência que despontam nas pregações evangélicas entre o que é discursado e o que é praticado. "Temos a Bíblia como nossa regra de fé e prática", assinala.
A Igreja de Jesus está acuada, aponta a carta do MEEB, que quer persuadir cristãos a refletirem sobre suas ações, intenções, doutrina e comportamento. Nos cartazes da Marcha para Jesus o grupo pede “Voltemos ao evangelho puro e simples” e "O $how tem que parar”.

IGREJAS DA GUATEMALA DEBATEM SOBRE DIREITOS SEXUAIS

IGREJAS SÃO CONFRONTADAS COM DADOS SOBRE ABORTOS NO PAÍS
Dos 47,5 mil partos de mães com menos de 19 anos de idade registrados em 2010 na Guatemala, 5,3 mil foram de meninas com menos de 15 anos, informou o representante do programa de Saúde Reprodutiva do Fundo de População e Desenvolvimento das Nações Unidas (UNFPA), médico Afastando Silva.
O médico participou da Consulta Nacional sobre Igrejas e Direitos Sexuais e Reprodutivos, organizada pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e reunida na Cidade da Guatemala, de 26 a 28 de junho. Embora seja legalmente um delito manter relações sexuais com pessoas menores de idade, não existe no país uma estatística de punições de responsáveis por tais atos.
Silva estima que a cada ano são realizados 65 mil abortos e que 21 mil mulheres são hospitalizadas para receber tratamento por causa de complicações derivadas dessas intervenções. A proporção é de um aborto para cada seis partos, disse, arrolando, ainda, que um terço das gravidezes não é planejada.
A Guatemala é uma das 11 nações da região que receberam consulta sobre direitos sexuais e reprodutivos, tema da 6. Assembleia Geral do CLAI, que terá lugar em Havana, de 19 a 24 de fevereiros de 2013.
Participaram da Consulta 38 pessoas, homens e mulheres líderes das igrejas Episcopal, Metodista, Presbiteriana e Católica, do Conselho Ecumênico Cristão da Guatemala e do Centro de Estudos Pastorais na América Central.
O bispo diocesano da Igreja Episcopal e presidente da Mesa Nacional do CLAI na Guatemala, Armando Guerra, afirmou que as igrejas deveriam fazer todo o esforço possível para trabalhar, intensamente, para que sejam espaços seguros onde mulheres, homens e crianças possam se sentir protegidos.

ASSOCIAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO RELIGIOSO


CRIADA NO CEARÁ A ASSOCIAÇÃO PRETENDE COMBATER PRECONCEITO

Sentindo-se perseguido depois que foi desligado da associação religiosa das Testemunhas de Jeová, o servidor público da Universidade Federal do Ceará, Sebastião Ramos, decidiu criar a Associação Brasileira de Apoio a Vítimas de Preconceito Religioso (Abravipre).
A entidade foi reconhecida juridicamente no dia 13 de junho. Ela tem por objetivo acolher vítimas de discriminação religiosa e promover a laicidade efetiva do Estado. A associação promete apoio jurídico e psicológico a qualquer vítima de preconceito religioso praticado por pessoas ou instituições.
Sebastião lamentou o ostracismo e a discriminação que foi vítima depois de sair da congregação das Testemunhas de Jeová. Passou a ser ignorado, contou, por pessoas que eram companheiras na fé e até mesmo pelos familiares que continuam acompanhando esse credo.
Abravipre denuncia que "pessoas em precárias condições financeiras, desvalidas emocionalmente, são incentivadas a se desfazer de seus já parcos recursos em favor de igrejas que todo tipo de bem-aventurança prometem em troca de dinheiro ou bens, enquanto se locupletam, amealhando fortunas à custa da credibilidade pública".
Ser pastor um bispo converteu-se, antes de tudo, numa próspera carreira, "um atalho para fazer fortuna pessoal", diz texto da entidade. A associação entende que educação é a melhor proteção contra abuso religioso e por isso se propôs a produzir materiais educativos que abordam o assunto.
É bem verdade que ocorrem exageros no meio religioso. Também é verdade que muitas pessoas são discriminadas por sua opção religiosa. Professar uma fé diferente dos familiares e ser tratado de forma diferente já é uma rotina neste país.
Esperamos que a Associação combata, de fato, todo tipo de preconceito religioso, inclusive, aqueles praticados contra quem decide abraçar a fé evangélica. De outra forma a Associação não terá êxito em sua cruzada pois será, se assim não proceder, uma entidade de um lado só.

IGREJA METODISTA TEM CRESCIMENTO ACENTUADO NO BRASIL

METODISTAS TEM METAS PARA 2027
Com 1.038 templos, 373 congregações e 400 pontos missionários, a Igreja Metodista do Brasil contabiliou 214,7 mil membros, segundo levantamento oficial realizado em 2010 e agora divulgado. Há 20 anos, a membresia somava 80 mil seguidores, alcançando na primeira década deste século um crescimento de 268,19%.
Os números desse crescimento são creditados ao Plano para a Vida e Missão da Igreja Metodista, introduzido em 1982, e ao discipulado, entendido como um modo de ser, um estilo de vida pessoal e comunitário e uma forma de pastoreio.
Muitos pastores Brasil afora, divulgou o portal da igreja, desenvolveram estratégias de aprofundamento bíblico e doutrinário dos membros.
A Igreja Metodista está dividida, administrativamente, em seis Regiões Eclesiásticas e duas áreas missionárias. A maior concentração de metodistas encontra-se na Região Sudeste e a menor na Região Norte do país.
Até 2027, a Igreja Metodista quer contar com uma Região Eclesiástica nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.
A meta para o RN é avançar na capital e no interior, buscando um crescimento qualitativo de membros.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UMA RECEPÇÃO PARA DANIEL LEÃO

SONHO QUE TIVE COM DANIEL LEÃO
Há exatos sete dias reduzi minhas atividades e, em casa, cuido da saúde que andou me pregando um susto. Isto me impossibilitou de participar das atividades do 1º Seminário Internacional de Gênero, realizado entre os dias 28 e 30 de junho em Natal, promovido pela Federação Nacional dos Radialistas – FITERT e pelo Sindicato dos Radialistas do RN – SINTERT, entidade que presido.
Em uma de minhas poucas incursões fora de casa fui à empresa onde trabalho – Rádio Nordeste Evangélica. Lá fui informado do falecimento de Daniel Leão, filho dos pastores Nizomar Antunes e Sônia Leão e irmão de duas jóias raras: Patrícia e Sara.
Na noite/madrugada de segunda para terça-feira, sonhei.
Estávamos, eu e um grupo de pessoas, em um largo em formato de V (funil).
Aguardávamos uma solenidade que parecia com o que costumamos chamar de “Ordem Unida”.  Era algo que lembrava uma parada militar. Na praça que havia no meio do largo havia um grupo de homens, perfilados, todos de terno escuro.
De repente parava um carro. De dentro deste carro desceu Daniel Leão. Trajando um uniforme camuflado/escuro, com boina vinho, semelhante ao do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Polícia Militar.
Quando ele desceu do carro um dos homens que estava perfilado trajando terno escuro se sobressaiu do grupo e foi recebê-lo. Cumprimentou e abraçou um Daniel sorridente e remoçado. Quando olho para o homem que recepcionou Daniel, vi que se tratava de meu saudoso pai, o pastor João Gomes, com ar de jovialidade e com os cabelos bem penteados, coisa que era rara de acontecer.
Neste momento, acordei.
Não tinha uma amizade chegada com Daniel Leão. Acredito que a ultima vez que o vi foi antes do falecimento do pastor João Gomes, e isto já faz 14 anos.
A razão de escrever esta postagem é simples: não fui ao Centro de Velório onde familiares e amigos prestaram uma homenagem a sua lembrança, diante de seu corpo inerte. Não consegui, por conta de minha saúde, encontrar os seus pais e irmãs e abraçá-los nesta hora de dor.
Por isso me senti no dever de tornar público este sonho que, sem qualquer intenção de apontar caminhos, mostra o caminho que Deus escolheu para Daniel Leão. E Deus, na sua infinita misericórdia, sabe de todas as coisas.

PERSEGUIÇÃO ENTRE IRMÃOS

COMEÇA O TERRORISMO POLÍTICO ELEITORAL EVANGÉLICO

O que vou informar aqui no Blog é apenas a primeira consequência da presente campanha eleitoral. Quem leu a postagem anterior - NATAL PODE TER VICE-PREFEITO EVANGÉLICO - compreendeu que o pastor Osório Jácome, vereador do PSC em Natal, poderia vir a ser indicado candidato a vice-prefeito de Natal na possível re-candidatura da atual prefeita Micarla de Sousa (PV).
Acontece que a prefeita anunciou sua decisão de não concorrer motivada por questões pessoais e de saúde.
O PMN municipal, partido liderado a nível estadual pelo deputado Antonio Jácome, apoiava na administração municipal a gestão micarlista e, coerentemente, intencionava seguir sua candidatura. Com a saída da prefeita Micarla de Souza o diretório municipal do PMN, através de seu presidente, Jacó Jácome, anunciou apoio a candidatura do deputado estaudal Hermano Moraes (PMDB) que ganhou, na costura política, o pastor Osório Jácome para vice-prefeito.
Essa reviravolta, coisa natural no terreno político, deixou partidários da prefeita Micarla de Sousa indignados. Partidários que respiram aliviados, diga-se de passagem, com sua decisão de não enfrentar as urnas. É que eles, todos com "compromissos" secretos, não teriam como sustentar uma posição que agradasse aos candidatos a quem juraram apoio.
Ontem recebi a informação de que pessoas indicadas pelo deputado Antonio Jácome para funções na Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes - SEHARPE, estão na mira de um vereador evangélico que, a todo custo, tenta cooptá-los para o seu projeto de reeleição.
O vereador tem procurado os funcionários da SEHARPE e ameaçado os mesmos de demissão caso prossigam apoiando o projeto do grupo do deputado Antonio Jácome que é eleger o presidente do diretório do PMN em Natal, Jacó Jácome, vereador em outubro.
Espero que o dito vereador ponha fim a sua sanha terrorista. Caso contrário estaremos aqui, deste cantinho, denunciando qualquer ato desta natureza.
Assumo um compromisso com os poucos leitores do Blog: não deixarei de denunciar nenhum ato desabonador por parte de evangélicos que estão envolvidos nesta eleição. Continuarei firme neste propósito até que eles entendam que não devem misturar política com evangelho e deixem de usar o nome de igrejas e ministérios sérios.